FEMA - Consulta Acervo Digital - Monografias - TCC - PIC |
Títulos Disponíveis
|
|
Título: A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NA PUBLICIDADE: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES Aluno: ALAN PEREIRA ALVES Orientador: MÁRCIA VALÉRIA SERÓDIO CARBONE Banca: Ano: 2012 Tipo: PIC Palavras-chave: Segregação racial. Escravidão. Cultura negra. Publicidade Resumo: Não é raro, embora estudos nesse sentido sejam ainda poucos, ouvirmos afirmações sobre como os meios de comunicação podem servir também como ferramenta de segregação racial em pleno século XXI. São muitas as comunicações que nos chegam a cada dia, e por todos os lados e mídias. No entanto, a comunicação da nossa época ainda parece valer-se de certos padrões estabelecidos por uma sociedade centrada numa Europa egocentrista, onde, de um lado, encontra-se o homem branco com a sua superioridade; enquanto, na outra ponta, figura o negro carregado com seus estereótipos negativos, demarcando sempre o segundo plano. Infelizmente, após tantos anos de abolição do regime escravocrata e de tantos avanços conquistados, os negros ainda seguem vitimados por uma escravidão velada. Uma escravidão social que os refugia em padrões brancos e em uma sociedade que, esquecendo-se de sua miscigenação, vale-se de uma herança europeia colonizadora. O pior é vermos que essa exclusão é latente justamente num país que se denomina democrático e que tem, em suas origens fundacionais, lágrimas, sangue, suor e muita cultura negra. |