FEMA - Consulta Acervo Digital - Monografias - TCC - PIC |
Títulos Disponíveis
|
|
Título: A ILUSTRAÇÃO NA FORMAÇÃO DO LEITOR: UM ESTUDO ACERCA DA COMUNICABILIDADE ENTRE OS TEXTOS VERBAIS E NÃO-VERBAIS Aluno: MONICA FETTER BORBA Orientador: ELIANE APARECIDA GALVÃO RIBEIRO FERREIRA Banca: MÁRCIA VALÉRIA SERÓDIO CARBONE Ano: 2013 Tipo: Monografia / TCC Palavras-chave: Ilustração; comunicação dialógica; leitor. Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar e refletir acerca do papel social da Comunicação na formação do leitor. Mais especificamente, pretende-se verificar o valor artístico e cultural das ilustrações direcionadas ao jovem leitor, por meio de uma análise da comunicabilidade entre textos verbais e não-verbais. Também analisaremos a relação que se estabelece entre essas formas de expressão, refletindo acerca do diálogo entre elas, se este é intrigante e interessante aos olhos do leitor iniciante. Voltando-nos aos princípios da Publicidade, faremos uma análise do planejamento gráfico e visual das seguintes obras literárias infantis: Poeminhas animais, de Alexandre Azevedo, com ilustração de Taline Schubach; Limeriques da Cocanha, de Tatiana Belinky com ilustração de Jean-Claude Alphen; Bichos, de Ronaldo Simões Coelho, com ilustração de Angela Lago. |