FEMA - Consulta Acervo Digital - Monografias - TCC - PIC |
Títulos Disponíveis
|
|
Título: A PUBLICIDADE DESTINADA AO PÚBLICO INFANTIL: ANÁLISE DE PEÇAS PUBLICITÁRIAS DISPOSTAS EM GIBIS DE MAURÍCIO DE SOUZA Aluno: JAQUELINE PROENÇA DE OLIVEIRA Orientador: ELIANE APARECIDA GALVÃO RIBEIRO FERREIRA Banca: Ano: 2011 Tipo: PIC Palavras-chave: A PUBLICIDADE DESTINADA AO PÚBLICO INFANTIL: ANÁLISE DE PEÇAS PUBLICITÁRIAS DISPOSTAS EM GIBIS DE MAURÍCIO DE SOUZA Resumo: Em nossa sociedade, as histórias em quadrinhos são atraentes para as crianças e os jovens, sendo assim, esse público é seu maior consumidor. Justamente, trata-se de um grupo que deve ser respeitado em suas individualidades, sobretudo, porque em fase de crescimento. Cabe, então, questionar, neste trabalho, o emprego, às vezes, abusivo de publicidades inseridas em textos destinados aos jovens, voltadas para o consumo de bens simbólicos supérfluos e veiculados a modismos. Atualmente, pode-se notar a presença de inúmeras peças publicitárias destinadas às crianças. Nos gibis da Turma da Mônica, entre as histórias em quadrinhos, são dispostas peças publicitárias oferecendo a marca Turma da Mônica em produtos de consumo, além de outras marcas bem conceituadas no mercado brasileiro. Contudo, nas histórias da Turma, há abordagem de temas sociais, como o respeito à deficiência física, os cuidados com o meio ambiente, além de lições de conduta perante o consumo exacerbado e os adultos, valorizando a relação autêntica entre as pessoas. Faz-se necessário, então, observar como se estabelecem as relações entre discurso textual, nas histórias em quadrinhos, e organização formal do objeto que as contém, no caso, o gibi. |