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Título: DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS PLAGIADOS DE "O PASQUIM".
Aluno: ARIANE DE SOUZA NUNES
Orientador: DAVID LUCIO DE ARRUDA VALVERDE
Banca:
Ano: 2014   Tipo: PIC
Palavras-chave: Contracultura; Pasquim; Semanário Alternativo.
Resumo: Este trabalho visa analisar a coluna Departamento de Anúncios Plagiados da edição do Jornal Carioca “O Pasquim”. Em função da Publicidade e Propaganda dos anúncios em plena a ditadura militar, o jornal “O Pasquim” teve como função ironizar e satirizar tudo aquilo que era publicado em suas edições. “O Pasquim” foi um semanário alternativo brasileiro, de característica paradoxal, editado entre 26 de junho de 1969 e 11 de novembro de 1991, reconhecido pelo diálogo entre o cenário da contracultura da década de 1960 e por seu papel de oposição ao regime militar. De uma tiragem inicial de 20 mil exemplares, que a princípio parecia exagerada, o semanário (que sempre se definia como um hebdomadário) atingiu a marca de mais de 200 mil exemplares em seu auge, em meados dos anos 1970, se tornando um dos maiores fenômenos do mercado editorial brasileiro. A princípio constitui-se em uma publicação comportamental, pois abordava assuntos como sexo, drogas, feminismo, divórcio, “O Pasquim” foi se tornando mais politizado à medida que aumentava a repressão da ditadura, principalmente após a promulgação do repressivo ato AI-5. ”O Pasquim” passou então a ser porta-voz da indignação social brasileira.
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