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Título: PYTHON COMO FERRAMENTA PARA ENSINAR PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES
Aluno: RAY TOTI FELIX DE ARAUJO
Orientador: LUIZ CARLOS BEGOSSO
Banca:
Ano: 2014   Tipo: PIC
Palavras-chave: Python como ferramenta para ensinar programação de computadores
Resumo: A dificuldade no ensino e na aprendizagem dos conteúdos das disciplinas de algoritmos e programação tem preocupado os gestores e docentes de cursos de graduação da área de informática. Estas disciplinas trabalham conteúdos chave para a formação do profissional de computação e apresentam alto grau de dificuldade tanto para o aprendizado do aluno quanto por parte de quem ensina. Em algumas oportunidades, ferramentas e ambientes computacionais foram usados para apoiarem o ensino destas disciplinas, entretanto nota-se que não existem indicações de uma vasta utilização de tais ferramentas. Pimentel et al (2003) apresentam importante discussão sobre este aspecto. O presente trabalho adota a estratégia de utilizar o desenvolvimento de jogos digitais, como pano de fundo, para o ensino de conteúdos fundamentais da disciplina de algoritmos e estruturas de dados de cursos da área computacional. Hábitos de estudo focados em memorização e dificuldade no entendimento do enunciado de problemas são alguns fatores apontados como responsáveis pelo alto índice de reprovação nas disciplinas de algoritmos e programação. O aluno ingressante em cursos de computação não consegue entender e abstrair a lógica dos problemas e transformá-la numa sequência de passos para posteriormente desenvolver o algoritmo, conforme aponta Rapkiewicz et al (2006). A linguagem de programação Python é uma linguagem de fácil entendimento, possibilitando aos alunos uma melhor compreensão dessas disciplinas. A inclusão desta linguagem nas séries iniciais dos cursos de programação poderá auxiliar no ensino e aprendizagem para o desenvolvimento de algoritmos. Por ser uma linguagem clara e objetiva motiva os estudantes a continuar e buscar novos conhecimentos, novas linguagens, etc. Assim, pretende-se preparar um curso para alunos das séries iniciais dos cursos de graduação em informática, no qual apresentará de forma concisa a linguagem Python por meio de jogos. Para assim, instigar ainda mais o interesse dos alunos.
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