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Título: MAPAS CONCEITUAIS NO TREINAMENTO DE FLARAS: ENSINO ATRAVÉS DA REALIDADE AUMENTADA Aluno: ALYNE DAYANA DA COSTA MASCARELI Orientador: LUIZ CARLOS BEGOSSO Banca: Ano: 2014 Tipo: PIC Palavras-chave: Mapas Conceituais, Realidade Aumentada, FLARAS, Ensino. Resumo: O uso da multimídia é presente cada vez mais na educação, devido à evolução dos conteúdos midiáticos para uso dos professores. Há criação de novas tecnologias com o intuito de facilitar o aprendizado ou a eficácia dele, e aumentar o interesse e a motivação do aluno. Dois desses recursos, amplamente aceitos pela literatura são: os mapas conceituais que, segundo Novak (1984) expõe, de uma forma mais clara e facilitada o conceito a ser ensinado, devido às ligações que são feitas e seus agrupamentos. Com os mapas conceituais é possível organizar e representar o conhecimento, ligando os conceitos das proposições por setas, que indicam e explicam a relação entre si. O segundo recurso é a Realidade Aumentada (RA), onde o usuário no ambiente físico vivencia situações criadas virtualmente, a partir da transportação do ambiente virtual para o ambiente real. Segundo Azuma (1997) a RA aumenta a percepção do usuário junto à interação do mundo real. Os objetos virtuais exibem informações que o usuário não pode detectar diretamente com seus próprios sentidos, por outro lado, as informações transmitidas virtualmente ajudam-no a realizar tarefas do mundo real. Este projeto visa o ensinamento do aplicativo FLARAS (Flash Augmented Reality Authoring System), criado por Kirner et al. (2012), a partir de mapas conceituais para a construção de aplicações em RA. O FLARAS permite que pessoas que não sejam da área de computação, leigas em programação de computadores, desenvolvam aplicações em RA. Para o ensino desse aplicativo o uso de mapas conceituais se torna importante, já que eles têm o objetivo de síntese de um tema determinado. O público alvo desse trabalho são professores do ensino fundamental e médio de uma escola pública estadual. Para atingir o objetivo proposto, o presente trabalho está estruturado em duas etapas: a primeira consiste em finalizar um tutorial sobre RA para o ensino de FLARAS que deverá capacitar o docente para a criação de conteúdos com os quais trabalha, favorecendo a compreensão dos alunos naqueles conteúdos que julgar de maior complexidade; a segunda etapa consiste na elaboração dos mapas conceituais de cada processo de aprendizagem preparado pelo especialista como material de estudo ao docente, público alvo. É importante destacar que para cada etapa do processo de aprendizagem, o docente, receberá do aplicativo de RA um mapa conceitual com instruções e imagens, que facilita e orienta a elaboração de conteúdos de seu interesse. Para a construção do conhecimento, os mapas conceituais são entregues individualmente e analisados pelos docentes, eles servem como apoio à aprendizagem do tutorial realizado. No momento seguinte realizam-se as aplicações, que são as atividades propostas para verificação de aprendizagem. Finalizado o aprendizado, cada docente produz uma aplicação no FLARAS e seu devido mapa conceitual, contendo detalhadamente as instruções e finalidades de sua aplicação. |