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Título: APLICAÇÃO DO AMBIENTE KODU PARA ALUNOS INICIANTES EM PROGRAMAÇÃO Aluno: ALYNE DAYANA DA COSTA MASCARELI Orientador: LUIZ CARLOS BEGOSSO Banca: Ano: 2015 Tipo: PIC Palavras-chave: Jogos; Programação Visual, Introdução à Programação, Processo de aprendizagem. Resumo: Os jogos são cada vez mais utilizados para a educação e formação profissional em áreas diversificadas. Aprender programação através deles está se tornando cada vez mais frequente devido a motivação inerente. Para ensinar programação é preciso compreender e dominar o processo de programação, a prática de programar para ter uma transmissão eficaz de conhecimentos e habilidades. É necessário para criação de um programa a escrita do mesmo e para uma criança, iniciante em programação, a dificuldade encontrada na criação de programas em sua grande maioria está no entendimento do programa por inteiro, os alunos não sabem em geral o momento correto de utilizar as construções durante a elaboração dos seus programas. Os “Ambientes Introdutórios de Ensino” fazem parte de uma linha que ajuda e incentiva o aprendizado de programação a partir de ferramentas que apoiam o ensino, como a ferramenta KODU da Microsoft, em que é utilizada uma linguagem de programação visual que estimula o aprendizado de uma forma divertida. A linguagem usada é simples e fundamentada em ícones, projetada para jogos. Os programas são compostos de páginas, que são divididas em regras, que por sua vez são divididos em condições e ações. Foram analisados estudantes sem conhecimento prévio de programação, na faixa etária entre 10 e 13 anos. Para a realização do experimento foi elaborado um curso contextualizando e ensinando a criação de jogos na plataforma Kodu e para verificar o aprendizado foi realizado um teste de lógica com alunos que participaram do curso e alunos que não participaram. |