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Título: FERRAMENTA PARA CRIAÇÃO, VALIDAÇÃO E RESOLUÇÃO DE DESAFIOS LÓGICOS TEXTUAIS
Aluno: DIEGO ESMERIO DA SILVA
Orientador: ALMIR ROGÉRIO CAMOLESI
Banca:
Ano: 2015   Tipo: PIC
Palavras-chave: Desafios lógicos; Inteligência artificial; Algoritmos
Resumo: Este artigo aborda o processo de desenvolvimento de uma ferramenta gráfica para criação, validação e resolução de desafios lógicos textuais com recursos de extensibilidade e geração de arquivos de jogo para distribuição. Ao contrário de outras abordagens por força bruta, este projeto ataca o problema com o uso de uma inteligência artificial que visa simular o processo de resolução usado por jogadores humanos, possibilitando a criação e validação de desafios maiores sem que o tempo de resolução aumente de forma exponencial. O algoritmo usa um sistema de regras ativas com autonomia para observar e manipular o estado atual do desafio. Esta abordagem permite que o problema seja resolvido parcialmente conforme as regras sejam adicionadas, e desta forma visualizar em tempo real a complexidade do problema criado. Para evitar erros, as regras contam com recursos de detecção de contradições. No modo de criação de novos desafios a detecção de contradição é usada para que não seja possível adicionar regras que contradigam a solução previamente definida. No modo de jogo a detecção de contradição é usada para dar ao jogador um auxílio visual para que este veja os erros cometidos. Para validar o desafio, as regras devem ser suficientes para que a solução seja única e consequentemente não se faz necessário salvar a solução junto as regras.
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