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Título: ENTRE O CONDICIONAMENTO E O LÚDICO: A CONDIÇÃO DA MÍDIA COMO PROTAGONISTA DA INFÂNCIA.
Aluno: JOSE GUILHERME RODRIGUES GAVA
Orientador: MARCIA VALÉRIA SERÓDIO CARBONE
Banca:
Ano: 2015   Tipo: PIC
Palavras-chave: Mídia, Publicidade Infantil, Semiótica, Psicologia Infantil, Caráter Social.
Resumo: Nos dias de hoje, tem-se notado que os brinquedos infantis detêm forte apelo quando se trata das reproduções humanas das atividades adultas reelaboradas em miniatura. Isso provoca, na criança, um condicionamento que, ao longo da própria infância, institui modelos padronizados que representam modalidades do mundo. Tais como são as ferramentas para os garotos como carros, simulacros de armas e para as garotas, bonecas, significam miniaturas de tarefas domésticas delegadas às mulheres devido ao condicionamento de uma sociedade, no mínimo, alijada de qualquer senso crítico. Esse movimento que a mídia e a indústria do entretenimento infantil institucionalizam no seio da sociedade, promove nos pais a reprodução mental de que crianças devem aprender brincando, por elementos já existentes no mundo. Pressupõe-se que a mídia, analisada sob um aspecto construtivo intelectual, é totalmente alienada e parcial para um determinado sentido, no caso, a publicidade. Com isso, são agregadas emoções, manipulações e utopias para que se detenha a atenção do leitor, seja de forma visual, sonora ou contato.
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