FEMA - Consulta Acervo Digital - Monografias - TCC - PIC

Títulos Disponíveis

Título: PALAVRA COMO ELEMENTO SEDUTOR NA PEÇA PUBLICITÁRIA: UM ESTUDO DE CASO DE PEÇAS DA MARCA TRAMONTINA.
Aluno: BRUNA BARBOSA TAVARES
Orientador: LIVIA MARIA TURRA BASSETO
Banca:
Ano: 2017   Tipo: PIC
Palavras-chave: Texto publicitário; sedução; palavra; persuasão; Tramontina.
Resumo: Os primeiros anúncios publicitários eram apenas informativos e se estruturavam somente de texto verbal. Com o tempo, foi percebido que era necessário encantar o consumidor com o produto ou serviço comunicado e se destacar perante a concorrência. Por isso, os anúncios foram se modificando, inserindo imagens e cores, e os textos passaram a ser mais elaborados, com criatividade e estética. Embora os anúncios publicitários atuais sejam estruturados por texto verbal e não verbal, observa-se uma sociedade cercada de informações e pessoas que filtram somente aquilo que lhes interessam, chamam atenção ou que é absorvido rapidamente. Este novo comportamento resultou, nas peças publicitárias, o uso predominante de imagens. Logo, alguns estudiosos e especialistas da área acreditam que, com o tempo, o texto verbal possa “sumir” ou, ao menos, diminuir muito das peças publicitárias. No entanto, neste trabalho, ver-se-á que os textos verbais podem seduzir o leitor tanto quanto a imagem, pois, de acordo com Figueiredo (2005), a imagem causa impacto, mas a persuasão está na palavra. Em virtude disso, foram escolhidos anúncios da marca Tramontina para constatação, considerando que os textos verbais empregados nessas peças são essenciais para o seu sucesso.
pdf