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Título: SINTOMALOGIA DEPRESSIVA EM GRADUANDOS DE ENFERMAGEM.
Aluno: LUIZ FERNANDO DE ANDRADE SILVA
Orientador: DANIEL AUGUSTO DA SILVA
Banca:
Ano: 2018   Tipo: PIC
Palavras-chave: Transtorno depressivo, Enfermagem Psiquiátrica, Estudantes de Enfermagem, Saúde mental, Qualidade de vida relacionada à saúde
Resumo: A sintomatologia depressiva atinge pessoas de diferentes culturas, idades, cor, raça e profissão, sem distinção. Os profissionais da saúde, em especial enfermeiros e graduandos de enfermagem, têm sofrido, ao longo dos anos, com o problema da depressão e apresentam manifestações de caráter físico e emocional de desgaste, queixa sobre as condições de trabalho, dificuldade nas relações interpessoais, convivência rotineira, com dor e sofrimento, dificuldade de conciliar trabalho e estudo, falta de motivação e desânimo. Pretende-se com esse estudo, caracterizar os estudantes que vivenciam a sintomatologia depressiva, bem como apontar a sintomatologia, relatar as causas e as possíveis consequências para esses estudantes. Foi aplicado um questionário semiestruturado elaborado pelos autores além do inventario de depressão de Beck. Participaram do estudo 96 graduandos do curso de enfermagem, dos 5 anos. Encontrou-se, nessa amostra, a predominância do público feminino (87,23%), com idade média de 19 anos. Em relação à faixa etária, percebe-se a maior concentração de discentes entre os 17 e 21 anos, totalizando 47,91%, seguidos pelo de 22 aos 26 anos, representando 21,87%. Observou-se que 11.1% dos graduandos apresentam disforia, 53.8% depressão leve, 23.1% depressão moderada e 7.7% de depressão grave. Dados importante que fazem relação com a sintomatologia depressiva e convívio familiar também são relatados. A presença de sintomatologia depressiva afeta diretamente o desempenho de alguns graduandos, principalmente aqueles que se preparam para entrar no mercado de trabalho. E proposto ações, dentro da instituição, para que profissionais com melhor saúde mental sejam formados, além de apoio direto aos estudantes para que não haja piora do quadro ou qualquer prejuízo de aprendizagem.
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