FEMA - Consulta Acervo Digital - Monografias - TCC - PIC

Títulos Disponíveis

Título: CONCEPÇÃO DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM SOBRE A ASSISTÊNCIA DAS DOULAS DURANTE O TRABALHO DE PARTO
Aluno: LETICIA RESINO DOS SANTOS
Orientador: CAROLINE LOURENÇO DE ALMEIDA PINCERATI
Banca: ADRIANA AVANZI MARQUES PINTO
Ano: 2018   Tipo: Monografia / TCC
Palavras-chave: Gestação; Enfermeiro; Obstetrícia; Doulas.
Resumo: Este trabalho descreve uma pesquisa realizada com alunos regularmente matriculados nos cinco anos do curso de Enfermagem de uma Faculdade privada no interior do estado de São Paulo. Visto que pouco se é falado sobre o papel da doula na assistência a mulher durante a gestação, no trabalho de parto e pós-parto durante o curso, surgiu à necessidade da elaboração de uma pesquisa com levantamento de dados para avaliar qual o nível de conhecimento dos mesmos sobre o assunto. Trata-se de uma pesquisa quantitativa com questionário estruturado elaborado pela autora. A abordagem foi realizada em sala de aula, com o consentimento dos professores e alunos. Todas as turmas do curso de Enfermagem foram entrevistadas, contribuindo significantemente para a realização da mesma. Através da pesquisa, foi possível elaborar gráficos, analisando qual o entendimento que os alunos possuem sobre o papel da doula e detectar que o conhecimento adquirido por eles foi em ambiente não acadêmico. Na grade curricular escolar da instituição, não há nenhuma matéria que aborde especificamente o assunto, mas como a maior parte dos integrantes da pesquisa são alunos do 2°, existe a possibilidade de incrementar a matéria de Saúde da Mulher no 3° ano do curso de enfermagem, dando uma maior atenção ao tema, trazendo mais conhecimento aos estudantes. A promoção de seminários e simpósios também são ferramentas que podem ser utilizadas para acrescentar mais informações e sanar dúvidas dos graduandos. Discussões com relatos de experiência de atuação das doulas e mulheres que obtiveram o acompanhamento da mesma durante todo o processo gestacional, além de agregar conhecimento, ainda estimulam os alunos a querer conhecer mais a fundo a profissão.
pdf