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Título: ACIDENTE MOTOCICLÍSTICO: CARACTERIZAÇÃO DOS ATENDIMENTOS PRÉ-HOSPITALARES Aluno: ESTER ALVES FIGUEIREDO Orientador: CAROLINE LOURENÇO DE ALMEIDA PINCERATI Banca: DANIEL AUGUSTO DA SILVA Ano: 2018 Tipo: Monografia / TCC Palavras-chave: Acidentes de trânsito; Motocicleta; Serviços de Atendimento de Emergência. Resumo: Devido ao grande impacto na saúde coletiva e custos elevados aos cofres públicos os acidentes de trânsito estão sendo considerados uma epidemia. Considerando o aumento da frota de motocicletas na última década, os escassos estudos sobre acidentes de trânsito e as mínimas ações de prevenção e controle no interior de São Paulo; o presente estudo teve como objetivo caracterizar os atendimentos às vítimas de acidentes de motocicleta na cidade de Assis/SP realizados pelo Serviço Móvel de Urgência e Resgate nos anos de 2016 e 2017. Trata-se de uma pesquisa transversal, documental, retrospectiva, de natureza quantitativa, a amostra foi composta por 662 fichas eletrônicas de vítimas de acidentes de motocicletas ocorridos em Assis/SP no ano de 2016 e 2017. Para a coleta de informações utilizou-se um instrumento de pesquisa desenvolvido pela autora. Os dados coletados foram agrupados conforme as variáveis descritas e transferidos a uma planilha do Microsoft® Excel® versão 2016, e expressos em gráficos e tabelas. Este estudo foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP de Marília sob o CAAE: 91282918.0.0000.5406, número do parecer: 2.858.356. Como resultado, observou-se que 61,3% das vítimas eram do sexo masculino, na faixa etária de 21-30 anos (38,8%). Quanto à posição da vítima na motocicleta conseguimos perceber que 92,9% eram condutores e apenas 7,1% estavam de carona. Os membros inferiores e superiores foram as regiões corpóreas mais atingidas representando 43,5% e 24%, respectivamente, das ocorrências. A equipe que mais atendeu as ocorrências em questão foi a da Unidade de Suporte Básico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (56,6%), com relação ao destino constatou-se que 57,9% das vítimas foram encaminhadas à Unidade de Pronto Atendimento local. O comportamento de risco do condutor somado ás péssimas condições das vias, assim como sinalização e iluminação, tendência de aumento de frota ano a ano são fatores que podem provocar uma elevação do número de acidentes deste tipo, devido à disputa constante no trânsito. Julga-se fundamental o acompanhamento destes índices e o desenvolvimento de intervenções específicas como uma infraestrutura adequada, com sinalização específica além de boas condições de pavimentação. Tais fatores aliados a programas de prevenção de acidentes podem e precisariam reverter esse problema considerado epidêmico pela Saúde Pública. |