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Título: CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE E SOCORRISTAS DE UM SERVIÇO MÓVEL DE EMERGÊNCIA SOBRE A RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR
Aluno: PRISCILA DE CASSIA NUNES FERREIRA
Orientador: CAROLINE LOURENÇO DE ALMEIDA PINCERATI
Banca: VERUSCA KELLY CAPELLINI
Ano: 2016   Tipo: Monografia / TCC
Palavras-chave: Atendimento de Emergência pré-hospitalar. Ressuscitação Cardiopulmonar. Unidades Móveis de Saúde.
Resumo: Há uma emergente necessidade dos profissionais se manterem atualizados e realizarem capacitações a respeito da técnica Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP). Aonde tais aspectos configuram-se como elementos essenciais para uma melhor qualidade na prestação de atendimento extra-hospitalar com a diminuição de sequelas. Consiste em uma das condutas as quais proporcionam a sobrevida dos pacientes caracterizados como vítimas de uma parada cardiopulmonar, os quais necessitam de atendimento imediato para não evoluir ao óbito. Assim, o presente estudo teve como intuito avaliar o conhecimento dos profissionais de saúde quanto à última atualização do protocolo de RCP 2015 publicado pela organização American Heart Association (AHA), através de um estudo de campo com abordagem quantitativa que utilizou como instrumento de pesquisa um questionário estruturado e elaborado pela autora e aplicado nos profissionais de saúde que atuam na intervenção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O referido questionário avaliou o conhecimento dos profissionais quanto a ultima atualização do protocolo de RCP. Esta avaliação ocorreu no município da região sudoeste do Estado de São Paulo, com contato direto e interativo com os profissionais que atuam em constantes ocorrências desta complexidade. Apesar da avaliação aos profissionais serem limitadas por serem perguntas fechadas, observou-se após a correção que a uma deficiência dos colaboradores de conhecimento teórico. Constatando que em sua maioria e principalmente os profissionais que detém de menos preparo acadêmico não compreendem a importância de cada ação implementada e não se atualizam de acordo com as novas preconizações feitas pelas diretrizes AHA. A situação pode refletir na qualidade do cuidado prestado, deixando de atingir os objetivos que deveriam ser garantidos pelo serviço de atendimento conforme estabelece a organização regulamentadora.
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