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Título: DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE GORDURAS TOTAIS EM AMOSTRAS DE BISCOITOS RECHEADOS
Aluno: ANNA BEATRIZ SABINO FERRARI
Orientador: ROSÂNGELA AGUILAR DA SILVA
Banca: ELAINE AMORIM SOARES
Ano: 2016   Tipo: Monografia / TCC
Palavras-chave: gorduras totais; análise; Biscoito recheado; rotulagem nutricional
Resumo: Os padrões alimentares da população brasileira vêm se modificado significativamente nos últimos anos, sendo que a troca dos alimentos naturais e saudáveis, pelos alimentos industrializados, ricos em gorduras e açúcares é a principal característica. Esta substituição é decorrente das inúmeras mudanças e evoluções pelas quais a sociedade está passando nas últimas décadas, como o crescimento populacional, a inserção das mulheres no mercado de trabalho e a globalização. O excessivo consumo deste tipo de alimento com destaque para os biscoitos recheados vem desencadeando agravos à saúde como doenças cardiovasculares e obesidade tanto em adultos quanto em crianças. Tendo em vista a problemática da obesidade infantil e levando em consideração o excessivo consumo de biscoitos recheados, ricos em gorduras, o presente trabalho teve como objetivo determinar a concentração de gorduras totais em diferentes amostras de biscoitos recheados e comparar os valores encontrados com as informações declaradas no rótulo desses produtos a fim de se verificar se estes atendiam ao estabelecido na legislação vigente. As determinações de gordura foram realizadas segundo métodos físico-químicos para análise de alimentos do Instituto Adolfo Lutz, que consiste de uma hidrolise ácida e posterior extração em aparelho de Soxhlet. Os resultados deste estudo mostram que das cinco amostras analisadas apenas duas estavam de acordo com o estabelecido na legislação Resolução 360/2003 da ANVISA/MS. As três amostras em desacordo com a legislação apresentaram valores de gorduras totais inferiores aos declarados na informação nutricional. A análise dos resultados e dados de rotulagem mostrou a necessidade de intensificar ações de fiscalização para garantir informações precisas aos consumidores.
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