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Título: SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO ENSINO DO TRAUMA EM ENFERMAGEM: CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTO
Aluno: ESTER ALVES FIGUEIREDO
Orientador: CAROLINE LOURENÇO DE ALMEIDA PINCERATI
Banca:
Ano: 2019   Tipo: PIC
Palavras-chave: Instrumento; Simulação Realística; Trauma.
Resumo: A simulação realística promove o contato prévio do estudante com as intervenções de enfermagem em ambientes controlados, que permite o erro, treino e a repetição, antes da vivência em situação real, priorizando a segurança do paciente, uma vez que se trata de um problema global que afeta milhões de pessoas, resultando em incapacidades, lesões ou mortes (SILVA, 2016). Assim, a simulação realística de alta fidelidade, em paralelo com situações de trauma, pode complementar a prática, visando maior retenção de conhecimentos e habilidades durante o atendimento ao paciente traumatizado. A educação baseada em simulação realística é uma estratégia interessante, e o treinamento em equipe reduz a piora clínica da vítima. Para tanto, a utilização de instrumentos para o método é essencial para o processo de ensino, algo ainda pouco construído e validado em nosso meio. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo elaborar check list para casos clínicos de atendimento inicial da vítima do trauma e traumatismo cranioencefálico de acordo com as habilidades desejadas e respostas esperadas dos alunos participantes, utilizando como base o PHTLS; desenvolver pré e pós teste de conhecimento referente a assistência ao trauma e validar os instrumentos desenvolvidos utilizando o método Delphi. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quanti-quali, do tipo pesquisa-ação, que tem como foco de investigação a construção de instrumento para o ensino através da simulação realística em enfermagem. Foram elaborados os check list para casos clínicos de atendimento inicial da vítima do trauma e traumatismo cranioencefálico, pré e pós teste de conhecimento referente a assistência ao trauma e os casos clínicos conforme os objetivos citados. Contudo, o objetivo de validar os instrumentos utilizando o método de Delphi não foi alcançado.
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