FEMA - Consulta Acervo Digital - Monografias - TCC - PIC

Títulos Disponíveis

Título: O USO DE GAMIFICAÇÃO COMO SUPORTE AO PROCESSO DE ENSINO DE ANATOMIA E FISIOLOGIA DA CIRCULAÇÃO FETAL.
Aluno: JACQUES VIEIRA DOS SANTOS TREVISAN
Orientador: LUIZ RICARDO BEGOSSO
Banca:
Ano: 2019   Tipo: PIBIC
Palavras-chave: Circulação Fetal; Gamificação; Educação Médica
Resumo: O tópico de soluções gamificadas como metodologia de ensino está em crescimento na educação médica. O uso de simuladores e jogos educativos pode ser aplicado em situações de difícil compreensão, como no caso do estudo da circulação fetal, na qual alunos têm frequentemente apresentado dificuldades. Este trabalho tem como objetivo analisar essas dificuldades, pesquisar ferramentas existentes e desenvolver uma ferramenta computacional para apoiar o ensino da anatomia e circulação fetal, usando elementos gamificados. Ao fim aplicar um questionário como feedback da eficiência da ferramenta. Por enquanto, o projeto encontra-se com apenas uma fase desenvolvida, o jogador tem opções de escolher o idioma e habilitar a nomenclatura adequada das estruturas anatômicas, para uma experiência mais didática. O objetivo inicial é controlar um grupo de hemoglobinas saindo da placenta, passando por partes de todo o sistema circulatório e retornando à placenta, obtendo uma pontuação final com base no tempo do percurso e órgãos visitados, que é enviada para um placar global onde jogadores podem comparar suas pontuações com outros, ou consigo mesmos. Espera-se que esta ferramenta possa contribuir para o ensino da circulação fetal aos alunos da área de saúde
pdf