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Título: VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA O ENSINO DO TRAUMA EM ENFERMAGEM UTILIZANDO A METODOLOGIA DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA ATRAVÉS DA TÉCNICA DE DELPH Aluno: ISABELA FRANCISCO ROCHA Orientador: CAROLINE LOURENÇO DE ALMEIDA PINCERATI Banca: DANIEL AUGUSTO DA SILVA Ano: 2020 Tipo: Monografia / TCC Palavras-chave: Simulação realística; Enfermagem no trauma; Validação de instrumentos Resumo: A relação entre a enfermagem e a simulação é histórica e existe desde o início do século XX, em que manequins foram desenvolvidos para representar o processo de cuidado ao ser humano. Inicialmente, a devido a grande distância entre o ambiente simulado e o real, esse formato de ensino popularizou-se e adentrou aos currículos acadêmicos de maneira global, sendo largamente utilizado até os dias atuais. O ensino prático no contexto da escola é um exemplo desta evolução. Adotando fundamentos logísticos, pedagógicos, científicos, técnicos e éticos, a escola evoluiu ao longo dos tempos para preparar os estudantes à execução fundamentada no cenário clínico e, posteriormente no profissional, sendo que nesse momento de aprendizado o acadêmico pode apresentar falhas que podem ser corrigidas, tendo em vista, que na sua atuação profissional será permitido o mínimo de falhas. Pesquisadores e docentes do campo da saúde notaram a necessidade de aprimoramento dessas técnicas de ensino, apresentando novas teorias para sua aplicabilidade e condução ao aprendizado através e uma ótica mais fidedigna e realística. Assim, a simulação reconstruída e atualizada teve seu conceito tradicional reformulado, sendo reconhecida como um conjunto de técnicas elaboradas com o intuito de recriar, de forma substitutiva e ampla, um espaço laboral e terapêutico que permita a participação do aprendiz para desenvolver suas atividades práticas de forma mais real possível. Neste segmento, a justificativa desta pesquisa foi sustentada em privilegiar e favorecer um ganho potencial sobre o processo ensino-aprendizagem por meio da implementação de uma estratégia de ensino participativa que estimula o engajamento do estudante, tendo em vista que, atualmente são poucos os instrumentos validados que apresentam eficácia para auxiliar no aprendizado em situações que envolvem o trauma. |