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Título: O STORYTELLING COMO RECURSO ESTRATÉGICO DE MARKETING NA CULTURA K-POP: UMA ANÁLISE DA NARRATIVA DO VIDEOCLIPE “I NEED U” DO GRUPO MUSICAL BTS. Aluno: SABRINA LUCIO DOS SANTOS SILVA Orientador: ANA LUISA ANTUNES DIAS Banca: MARIA BEATRIZ ALONSO DO NASCIMENTO Ano: 2020 Tipo: Monografia / TCC Palavras-chave: Storytelling; K-pop; Marketing. Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo fazer uma análise do storytelling como recurso na estratégia de marketing do grupo musical BTS, que se desenvolveu através da narrativa audiovisual e se deu início com videoclipe I Need U. A expansão do K-pop dentro da Onda Coreana - conhecida como Hallyu – foi impulsionada pela internet e pelas mídias sociais e é dentro desse contexto que o grupo passou a se popularizar e se tornou conhecido pelo público internacional e o público local (população coreana). Com base nesse estudo, buscamos delimitar o conceito de storytelling que nos últimos anos, ganhou espaço na publicidade tornando-se uma técnica eficaz; como este é usado para agregar valor na estratégia de marketing apresentada; e analisar como a internet possibilitou o projeto. Além disso, busca-se a compreensão do comportamento dos jovens que consomem a música pop coreana e mostrar como a subcultura pode influenciar sociedade e provocar mudança de hábitos, na moda, provar seu valor. Esta pesquisa visa retratar as características do grupo musical BTS para estabelecer a natureza das relações entre as variáveis, sendo estas a prática do storytelling como recurso de construção de identidade e o marketing digital. |