FEMA - Consulta Acervo Digital - Monografias - TCC - PIC

Títulos Disponíveis

Título: GAMIFICAÇÃO COMO SUPORTE AO PROCESSO DE ENSINO DE ALGORITMOS
Aluno: LUCAS GABRIEL DE ASSIS LIMA
Orientador: LUIZ RICARDO BEGOSSO
Banca:
Ano: 2020   Tipo: PIC
Palavras-chave: Aprendizado, Gamificação, Algoritmo, Programação
Resumo: Ter uma base sólida nos conceitos de algoritmo e programação é essencial para os alunos dos cursos relacionados à tecnologia da informação e a dificuldade em absorver esses conceitos causa prejuízo no desenvolvimento do aluno, levando a altos índices de reprovação. Dentro deste contexto, o uso gamificação, que é usar elementos de jogos em uma atividade que não necessariamente é um jogo, tem ganhado espaço no ambiente acadêmico, criando assim a proposta de se desenvolver uma plataforma gamificada para apoiar o ensino de algoritmo e programação. O jogo atualmente possui apenas uma fase, na qual o jogador tem acesso a conceitos sobre tipos de dados e variáveis, bem como as melhores práticas e regras, além de simular um ambiente interativo e dinâmico para a aprendizagem. Espera-se que a plataforma possa facilitar o aprendizado dos conceitos de algoritmo e programação.
pdf