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Título: O USO DE GAMIFICAÇÃO COMO SUPORTE AO PROCESSO DE ENSINO DE ANATOMIA E FISIOLOGIA DA CIRCULAÇÃO FETAL
Aluno: JONAS MENDONÇA LADEIRA
Orientador: LUIZ RICARDO BEGOSSO
Banca:
Ano: 2021   Tipo: PIC
Palavras-chave: Aprendizado por máquina, Desenvolvimento Embrionário e Fetal, Estruturas Embrionárias, Gamificação.
Resumo: Introdução: A circulação fetal difere do modo circulatório extrauterino pela forma anatômica e funcional como ela se realiza. A compreensão do fluxo desta circulação é fundamental para os estudantes do curso de Medicina. Porém, o processo da anatomia e fisiologia da circulação fetal é complexo, causando dificuldades de compreensão para os estudantes. Objetivo: Descrever o estudo sobre gamificação e sobre a anatomia e fisiologia da circulação fetal, especialmente estabelecendo relação ao tratamento de doenças fetais, resultando no desenvolvimento de novas fases para o jogo computacional 'Fetal Circulation'. Método: Trata-se de pesquisa descritiva, no qual será feito um levantamento bibliográfico seguido de um estudo de caso e desenvolvimento de uma ferramenta computacional, esta desenvolvida utilizando a linguagem C#, a plataforma Unity 3D, com bibliotecas gráficas e uso de componentes de software livre. Resultados: Realizou-se o estudo dos conceitos relacionados a este projeto, tais como: a revisão da literatura de modo a identificar o estado da arte na área de gamificação. Em seguida, foram elencadas as características da primeira fase do jogo que já estava implementada e elaborou-se o roteiro para a construção da segunda fase, conforme estabelecido nos objetivos iniciais do projeto. Durante o desenvolvimento desse projeto não foram encontradas grandes dificuldades durante o levantamento bibliográfico da pesquisa, porém na etapa de implementação da ferramenta computacional, dificuldades na análise e continuidade da programação do software geraram maior tempo adicional.
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