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Título: UTILIZAÇÃO DA ESCALA DE AVALIAÇÃO DO DEBRIEFING PÓS SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO ATENDIMENTO INICIAL A VÍTIMA DE TRAUMA Aluno: GABRIELLA DA SILVA PARIZ Orientador: CAROLINE LOURENÇO DE ALMEIDA Banca: DANIEL AUGUSTO DA SILVA Ano: 2022 Tipo: Monografia / TCC Palavras-chave: simulação realística; debriefing; ensino-aprendizagem; Resumo: O presente trabalho tem como intuito de pesquisa o aprofundamento da temática acercada utilização da escala avaliativa do debriefing em simulação realística com abordagem ao primeiro atendimento a vítima de trauma, no contexto educacional da enfermagem. No entanto, consideramos como hipótese de pesquisa a utilização da simulação realística no trauma para analisar reflexões sobre experiências, tomadas de decisões e competências clínicas mediante uma discussão do ocorrido dentro de um cenário, através do debriefing. Com isto, o objetivo será de descrever as percepções dos participantes, analisando os resultados coletados através da atividade de simulação realística. A metodologia trata-se de um estudo quantitativo, com abordagem transversal, desenvolvido em duas instituições de ensino superior de enfermagem, no período de dezembro de 2020 a janeiro de 2021; abril a maio de 2021, respectivamente. A população de estudo era de 58 alunos, como amostra final participou 45 alunos matriculados no último ano do curso de graduação nas duas instituições de ensino superior. Através desta estratégia, as opiniões foram expressas através das respostas dos participantes, sendo obtidos através da coleta dos dados respondidos pelo questionário avaliativo. A análise dos dados permitiu a argumentação acerca das reflexões expressas pelos participantes através de seus conhecimentos, percepções e sentimentos. Todavia, a pesquisa desenvolvida acerca do debriefing após a simulação clínica pelos estudantes da área da saúde reforça indagações futuras, contribuindo para a melhoria das práticas de enfermeiros na prestação de cuidados de enfermagem com qualidade e eficiência. |