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Título: JOGOS NO ENSINO DA QUÍMICA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA.
Aluno: ANA BEATRIZ CORSINI MEDEIROS
Orientador: PATRICIA RIBEIRO MATTAR DAMIANCE
Banca: GILCELENE BRUZON
Ano: 2021   Tipo: Monografia / TCC
Palavras-chave: Jogos. Ensino. Química. Aprendizagem.
Resumo: O jogo é considerado uma estratégia de ensino desde o século XVIII. Ele faz parte do rol de metodologias ativas de ensino. Apesar da utilização de jogos ter crescido, em todos os níveis de ensino, as publicações são escassas, no Brasil e no mundo. Estudiosos afirmam que a produção científica ainda é incompleta, frágil e muitas vezes apenas oferecem a impressão geral do todo, valorizando o jogo em detrimento do impacto dele no processo de ensino e de aprendizagem dos conteúdos curriculares. No ensino de química, a busca por essa estratégia de ensino cresce com o intuito de tornar a aula mais divertida e dos alunos aprenderem sem 'decorar'. Além disso, o jogo no ensino de química possui a capacidade de facilitar as interações entre o professor-aluno e alunoaluno, desconstruindo as práticas de ensino comuns nos cursos de graduação e pósgraduação em química: aquelas que o professor apresenta definições e exemplos, seguidos de exercícios para a fixação do conteúdo e utiliza (quase exclusivamente) fórmulas, regras e nomenclaturas, ocasionando a desmotivação dos estudantes. Diante desse contexto, este estudo busca analisar a produção científica brasileira sobre o uso de jogos no ensino da química, nos periódicos da Sociedade Brasileira de Química. Trata-se de uma revisão integrativa norteada pela questão: como se configura a produção científica publicada pela SBQ sobre o uso de jogos no ensino da química? A busca foi realizada em dois periódicos da Sociedade Brasileira de Química, disponíveis no site da sociedade. Os critérios de inclusão foram: artigos com texto completo, de qualquer natureza e delineamento, entre janeiro de 2017 e julho de 2021, em inglês, português e espanhol. Artigos que utilizaram inadvertidamente o conceito de jogo foram excluídos. Na revista Química Nova na escola, de um total de 178 artigos publicados, nos últimos cinco anos, nove tinham como objeto o tema jogos no ensino de química. Já na revista química nova, de um total de 799 artigos publicados, apenas um versava sobre jogos no ensino da química. O uso de jogos no ensino da química apresenta-se incipiente nas duas publicações analisadas, pois foi observado que os artigos publicados se alicerçaram em aspectos gerais do jogo, valorizando questões subjetivas como, por exemplo, motivação dos alunos e procedimentais para a aplicação dos jogos.
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