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Título: CAPACITISMO E PUBLICIDADE: UM ESTUDO DA (NÃO) INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS
Aluno: VITORIA LUIZA NUNES
Orientador: PAULO SERGIO DA SILVA
Banca: MARIA BEATRIZ ALONSO DO NASCIMENTO
Ano: 2022   Tipo: Monografia / TCC
Palavras-chave: Publicidade; Propaganda; Capacitismo; Representatividade; Estereótipos.
Resumo: O grande avanço da Publicidade e Propaganda, nas últimas décadas, ressalta que as representações da sociedade vêm mudando gradativamente, como ocorre, por exemplo, com a comunidade LGBTQIA+, mais presente em grandes campanhas. No entanto, vemos que as participações e representações de Pessoas com deficiência (PcDs) no meio publicitário ainda são pouco vistas e, quando presentes, são estereotipadas, ligadas muitas vezes, ao capacitismo, preconceito sofrido por pessoas portadoras de qualquer tipo de deficiência. Ao observar como a publicidade, mesmo com o passar dos anos, não obteve uma grande evolução no quesito da inclusão em campanhas e filmes publicitários, este trabalho poderá mostrar a publicidade como falha, em certos momentos, ao não incluir pessoas diferentes do que a sociedade acredita ser o padrão em campanhas, filmes publicitários e peças para veiculação em mídias digitais, e, quando incluir, insistir em um roteiro com storytelling capacitista além de mostrar também que a representatividade de PcDs é quase nula no meio publicitário. O objetivo da pesquisa é estudar e analisar a forma como as Pessoas com deficiência são vistas na sociedade, nos meios de consumo e também, para a publicidade tendo em vista que profissionais de marketing parecem desconsiderar, sigilosamente, pessoas com deficiência enquanto consumidores e protagonistas. Além disso, tem como propósito, analisar filmes publicitários e produções cinematográficas a fim de esclarecer a forma como as PcDs são representadas na mídia perante a sociedade. Uma das produções a ser analisada é o filme 'Amor sem Medida' (2021) produzido pelo serviço de streaming Netflix, que conta com Leandro Hassum, que 'ganhou' uma deficiência física através de programas de computador para interpretar uma pessoa com nanismo. Em contrapartida, a campanha publicitária 'O TEMPO' que também será analisada, produzida pela agência Ideatore para a Sicoob Cocred, traz como protagonista, uma criança com deficiência físico-motora, sem a colocar como incapaz de realizar alguma tarefa, ao contrário, no final podemos ver uma cena em que ela brinca juntamente com outras crianças, com um 'skate' adaptado. Acredita-se que este projeto se justifique e demonstre relevância por apresentar um problema no meio publicitário que ainda possui uma baixa visibilidade entre os profissionais da área. O caráter do presente trabalho é bibliográfico uma vez que serão revisadas obras que tratam direta e indiretamente de teorias sobre o tema tratado na pesquisa, além de que serão pesquisadas obras que analisem, expliquem e apontem a falta de representatividade de PcDs no mundo publicitário. A pesquisa pode ser classificada também como qualitativa, pois pretende-se analisar campanhas e produções cinematográficas recentes, já existentes no mercado, além de analisar também o impacto causado no público PcD.
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