FEMA - Consulta Acervo Digital - Monografias - TCC - PIC

Títulos Disponíveis

Título: UTILIZAÇÃO DA IMAGEM DO GRUPO BTS PARA IMPULSIONAMENTO DE VENDAS
Aluno: GIOVANA VIEIRA GATTO
Orientador: DANIELLE CRISTINA FERRAREZI BARBOZA
Banca: MARIA BEATRIZ ALONSO DO NASCIMENTO
Ano: 2022   Tipo: Monografia / TCC
Palavras-chave: K-pop; Publicidade; Psicologia; Consumo.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo entender e explicar a estratégia de marketing, muito utilizada pelas empresas, que é utilizar uma celebridade para o impulsionamento de vendas, seja de um produto ou serviço. A análise é focada no grupo sul-coreano BTS e como multinacionais, coreanas ou não, utilizam-se dos integrantes e da imagem do grupo para atrair novos públicos. O grupo BTS teve seu início no ano de 2013 e, desde então, vem encantando pessoas de todas as idades no mundo todo, independente da barreira linguística. A chamada 'Onda Coreana', conhecida como Hallyu, teve seu maior crescimento graças as redes sociais, o que ajudou a popularizar o grupo BTS e a popularizar o estilo musical coreano K-pop. A pesquisa também explica o início do consumo, além de explicar quais são os tipos de influências de consumo que existem e que são utilizadas, muitas vezes, por grandes marcas. E ainda, o trabalho também aborda um pouco sobre colecionismo e como isso está diretamente relacionado com grupos sul- coreanos, com foco principal no BTS. O motivo da escolha do grupo BTS para a analise do trabalho é que, por serem um grupo sul-coreano, existem suas dificuldades de serem reconhecidos globalmente, tanto reconhecimento no mercado mundial musical quanto reconhecidos como artistas ao redor do mundo. Com o trabalho, foi possível perceber e concluir que a utilização da imagem e do nome de artistas tão conhecidos pode auxiliar no impulsionamento de vendas de um determinado item.
pdf