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Título: O CONHECIMENTO DO ALUNO DE ENFERMAGEM NO MANEJO DE ENGASGO EM NEONATO, ANTES E APÓS A INTERVENÇÃO REALÍSTICA
Aluno: ANDREZZA CRISTINA DE JESUS CAMOLEZE AUGUSTO
Orientador: CAROLINE LOURENÇO DE ALMEIDA
Banca: DANIEL AUGUSTO DA SILVA
Ano: 2022   Tipo: Monografia / TCC
Palavras-chave: Palavras-chave: engasgo, neonato, desobstrução vias aéreas, simulação realística.
Resumo: Introdução: O período neonatal é compreendido desde o nascimento até a criança completar 28 dias de vida. Devido a fragilidade do recém-nascido, o maior número de óbitos infantis ocorre nesta faixa etária e a taxa proveniente destas mortes é chamada de mortalidade neonatal. A aspiração por corpo estranho também conhecida como engasgo, pode ocorrer durante a amamentação, causando a obstrução parcial ou total das vias aéreas, saber reconhecer os sinais de engasgo no neonato permite que o responsável assuma a conduta mais adequada nessa situação. Deste modo, a simulação como método de ensino tem sido utilizada para desenvolver a prática segura, sem expor o paciente ao risco, no intuito de diminuir os riscos e possibilitar o aprimoramento no processo de ensino e aprendizagem.Objetivo:O presente trabalho tem como objetivo avaliar o conhecimentodos estudantes de enfermagem sobre a técnica de desengasgo em neonato, antes e após a estratégia de ensino com simulação realística.Método:tratase de um estudo quase-experimental sendo tipo antes e depois, analítico com abordagem quantitativa de tratamento e análise dos dados, com vistas a avaliar conhecimentos nos estudantes do 3º, 4º e 5º anos do curso de enfermagem no desengasgo do neonato. Resultado: Foram entrevistados 48 estudantes, graduandos do curso de enfermagem, e diante dos resultados, ficou evidente a relevância do uso da simulação realística como estratégia de ensino aprendizagem. Conclusão:De acordo com os dados obtidos após a prática da SR, constatou que aprendizagem adquirida pelos estudantes do 3º, 4º e 5º ano de enfermagem, houve melhora significativa de conhecimento. Esse processo de retenção do conhecimento dos estudantes no pré e pós teste fica evidente principalmente a partir das questões e nas etapas de definição engasgo como urgência e técnica de desobstrução de via aérea.
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