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Título: Avaliação de resultados e impactos de treinamento sobre o suporte básico de vida: um estudo quase experimental
Aluno: GABRIELA BRESSANIN DO CARMO
Orientador: CAROLINE LOURENÇO DE ALMEIDA
Banca: DANIEL AUGUSTO DA SILVA
Ano: 2023   Tipo: Monografia / TCC
Palavras-chave: Parada Cardiorrespiratória; Reanimação Cardiopulmonar; Simulação Realística; Estudantes.
Resumo: Introdução: A parada cardiorrespiratória é caracterizada pela interrupção repentina da atividade cardíaca e respiratória, uma condição de emergência que pode causar sequelas neurológicas graves e até mesmo levar a morte. Para maior chance de sobrevivência das vítimas é necessário realizar de maneira imediata e adequada a Reanimação Cardiopulmonar, que se trata de uma sequência de manobras e procedimentos que devem ser seguidos. O uso da simulação realística durante a formação do estudante, facilita o aprendizado, pois o aproxima da realidade elevando assim o seu senso crítico diante situações de emergências. Objetivo: Avaliar resultados e impactos de treinamento sobre Suporte Básico de Vida, em foco o atendimento inicial da vítima em parada cardiorrespiratória. Metodologia: Estudo quase-experimental, de abordagem quantitativa, realizada com estudantes da área da saúde de uma instituição de ensino superior do interior de São Paulo. A coleta de dados se deu através de um questionário com questões alternativas sobre reanimação cardiopulmonar que foi aplicado de pré-teste (antes da intervenção), pós teste I (após aula expositiva) e pós teste II (após a simulação), foi utilizado também um checklist formulado para avaliação durante o cenário simulado e a escala de satisfação e autoconfiança do estudante com a aprendizagem. Resultados: Dos participantes 33,3% eram do curso de enfermagem e 66,7% do curso de fisioterapia. A média de acertos foi de 03 questões na pré-intervenção, 7,2 no pós-teste I e chegou a uma média de acerto de 7,6 no pós-teste II. Do pré-teste para o pós-teste I 09 das 10 questões migraram para a resposta correta, do pós-teste I para o pós-teste II 04 questões migraram para a resposta correta, 02 se mantiveram e 01 questão migrou para a resposta incorreta. 50,0% das questões atingiram 100,0% de acerto pós simulação realística. As perguntas que mais apresentaram melhora do conhecimento estão relacionadas com a assistência direta a habilidade de execução da RCP. Os participantes apresentaram-se mais satisfeitos (média= 4,84) do que confiantes (média= 4,49). Conclusão: O conhecimento teórico e prático dos estudantes aumentou significativamente após a simulação realística, demonstrando a importância desse método ser empregado no ensino acadêmico.
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