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Título: Construção e validação de instrumento de simulação clínica do aparelho neurológico.
Aluno: MARIA DANIELLY DE FREITAS PEREIRA
Orientador: DANIEL AUGUSTO DA SILVA
Banca: CAROLINE LOURENÇO DE ALMEIDA
Ano: 2024   Tipo: Monografia / TCC
Palavras-chave: Treinamento por simulação; Competência Clínica; Exame neurológico.
Resumo: Introdução: Apesar de diversas às áreas que envolvem cenários de simulação clínica, ainda existem lacunas de conhecimento em relação ao desenvolvimento sobre o aparelho neurológico. Mediante este pressuposto, e por ser parte indispensável do aprendizado do aluno de enfermagem, observou-se a necessidade de abordar este tema, incluindo inspeção, avaliação do estado mental, níveis de consciência, tremores, avaliação do equilíbrio, da função cerebelar, coordenação motora, marcha, função sensitiva, sinais meningorraquimedulares e os pares de nervos cranianos. Objetivo: Construir e validar instrumentos de exame clínico neurológico estruturado contendo os requisitos necessários para a avaliação de estudantes universitários de enfermagem. Metodologia: Trata-se de estudo descritivo, de abordagem quantitativa, de desenvolvimento metodológico, do tipo validação de conteúdo por meio da aplicação da técnica Delphi, realizado em duas etapas. A primeira etapa refere-se à construção dos instrumentos conforme o objetivo deste estudo. A construção foi realizada pelos pesquisadores, empregando-se a revisão da literatura. A segunda etapa refere-se à validação de conteúdo dos instrumentos construídos, com uso da técnica Delphi. Adotou-se a obtenção de índice de 80% como nível mínimo de consenso pelos juízes neste processo de validação. Resultados: Houve obtenção considerável de participação, foram entregues 14 (100,0%) instrumentos, de forma física, albergando 8 juízes/especialistas (57,0%). A média de idade entre os participantes foi de 45 anos, a maioria eram do sexo feminino (87,5), brancos (87,5) e casados (87,5). Considerações finais: Os avaliadores atribuíram um Índice de Validade de Conteúdo (IVC) de 1,0. Esse resultado confirma a alta confiabilidade dos instrumentos, indicando que são eficazes e promissores para o ensino do exame clínico neurológico para estudantes de enfermagem. Tendo em vista a escassez de instrumentos e pesquisas científicas relacionadas ao exame clínico neurológico, recomenda-se o desenvolvimento de outros estudos, bem como, a verificação da eficácia ligada a aplicabilidade no contexto acadêmico.
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