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Título: Inclusão da criança com Diabetes Mellitus tipo 1: O desafio no ambiente Escolar Aluno: NATIELI MIGUEL DE AZEVEDO Orientador: CAROLINE LOURENÇO DE ALMEIDA Banca: TALITA DOMINGUES CALDEIRÃO Ano: 2024 Tipo: Monografia / TCC Palavras-chave: Diabetes Mellitus tipo 1; Crianças; Saúde escolar Resumo: Introdução: O Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) é uma condição metabólica caracterizada pela destruição autoimune das células beta do pâncreas, resultando em deficiência de insulina e hiperglicemia crônica. A incidência de DM1 tem aumentado, especialmente entre crianças menores de 15 anos. O manejo do DM1 apresenta desafios significativos, exigindo adaptações na vida da criança, da família e dos educadores. No ambiente escolar, a inclusão de crianças com DM1 é complexa devido às necessidades especiais de cuidados e ao impacto emociona. Objetivos: Compreender os desafios enfrentados pelas escolas na inclusão de crianças com Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1), identificadas as principais dificuldades que os educadores encontram ao lidar com alunos portadores dessa condição, destacando a falta de preparo para reconhecer e manejar situações de risco. Metodologia: O estudo consiste em uma revisão de literatura do tipo integrativa. Resultado: Foram analisados 6.833 artigos nas bases de dados BVS e Google acadêmico no qual 12 artigos atenderam o tema proposto. Conclusão: A pesquisa revelou que a falta de conhecimento e preparo dos profissionais da educação pode comprometer seriamente a saúde e o bemestar de alunos com Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1). A incapacidade de reconhecer e responder adequadamente a situações críticas, como hipoglicemia e hiperglicemia, é uma preocupação significativa. O trabalho destacou a importância de preparar adequadamente o ambiente escolar e construir uma rede de apoio integrada entre escola, família e profissionais de saúde. A capacitação contínua dos educadores é essencial para garantir o manejo eficaz do DM1, reduzindo riscos e atendendo melhor às necessidades das crianças. |