FEMA - Consulta Acervo Digital - Monografias - TCC - PIC

Títulos Disponíveis

Título: Construção de instrumentos de simulação clínica do sistema musculoesquelético
Aluno: KELLY OLIVEIRA DA SILVA BARBOZA
Orientador: CAROLINE LOURENÇO DE ALMEIDA
Banca: TALITA DOMINGUES CALDEIRÃO
Ano: 2024   Tipo: Monografia / TCC
Palavras-chave: Método de ensino, Treinamento por Simulação, Sistema Osteomuscular.
Resumo: Introdução: O seguinte trabalho propôs elaborar instrumentos para utilização em simulação clínica sobre o exame físico do sistema musculoesquelético, baseado na metodologia ativa, abordando diferentes segmentos. As metodologias ativas podem estar abordando a simulação clínica afim de promover o desenvolvimento e competências em ambiente protegido, chamado cenário simulado, onde estudantes têm a oportunidade de testar seus conhecimentos vivenciando casos clínicos previamente simulados em um ambiente controlado. Desenvolver uma simulação clínica para que a prática de exame físico tenha uma adaptação de treinamento, promovendo um ambiente confortável e experiências reais através dos cenários clínicos, gera segurança e habilidade do estudante à prática do exame físico. Objetivo: Construir instrumentos para simulação clínica do sistema musculoesquelético no ensino superior de graduação em Enfermagem. Metodologia: O estudo é do tipo metodológico descritivo, com foco na construção de um questionário, um checklist e um cenário de simulação clínica para o atendimento inicial do exame físico do sistema musculoesquelético. O instrumento de avaliação cognitiva e checklist foi realizado para que estudantes desenvolvessem o raciocínio clínico e promovam a ressignificação de conhecimentos prévios voltados para a excelência profissional. Resultado e Discussão: De acordo com a construção dos instrumentos para a simulação clínica do exame do aparelho musculoesquelético, experiências diversas pedagógicas podem conduzir a um cenário de aprendizagem favorável contendo necessidades de rigor metodológico e imperativo. O cenário reproduziu uma situação muito próximo do real, sendo indispensável o uso de recursos como os instrumentos realizados, briefing, cenário de simulação, avaliação cognitiva, informações para os participantes e facilitadores, debriefing e checklist. Facilitando as informações para o participante, o Caso/ Situação Clínica foi descrito de maneira sucinta e clara contendo apenas informações essenciais para o alcance dos objetivos propostos. Conclusão: Conclui- se que a construção dos instrumentos do exame físico do sistema musculoesquelético, aplicado em um cenário simulado representam uma importante contribuição para o processo de ensino aprendizagem do aluno, classificando objetivos definidos para que o desempenho seja satisfatório para professor e aluno.
pdf