FEMA - Consulta Acervo Digital - Monografias - TCC - PIC |
Títulos Disponíveis
|
|
Título: Construção e validação de instrumentos de simulação clínica do sistema cardiovascular. Aluno: YASMIN CRISTINA FIGUEIREDO DOS SANTOS Orientador: DANIEL AUGUSTO DA SILVA Banca: CAROLINE LOURENÇO DE ALMEIDA Ano: 2024 Tipo: Monografia / TCC Palavras-chave: Treinamento por Simulação; Sistema Cardiovascular; Competência Clínica; Método de Ensino. Resumo: Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem apontam que há necessidade de elaborar projetos políticos pedagógicos com foco no ensino centrado no estudante. A metodologia tradicional deixar o estudante sem protagonismo na busca do próprio conhecimento, com padrões mecanicistas e fragmentando disciplinas. A metodologia ativa confronta o perfil desse estudante; ele acaba sendo o centro e o professor um orientador, desenvolve uma visão amplificada, autônoma, duradoura, critica, reflexiva contribuindo no entendimento dos conteúdos estudados e associando a teoria e a prática. Entre as estratégias de ensino, temos a simulação clínica que é um plano pedagógico pautado em uma estratégia experiencial que tem o intuito de abordar e estimular o estudante a alcançar as competências necessárias, garantindo um atendimento seguro e eficaz. Mediante a essa metodologia baseada na simulação clínica é essencial que se faça a construção de um cenário, checklist, briefing e debriefing que pode ser utilizada em várias áreas de conhecimento geral e específico como por exemplo na simulação do exame físico cardíaco. Objetivo: Construir e validar instrumentos para simulação clínica do aparelho cardiovascular no ensino superior de graduação em Enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem quantitativa, de desenvolvimento metodológico, do tipo validação de conteúdo por meio da aplicação da técnica Delphi, a ser realizado em duas etapas. A primeira etapa refere-se à construção dos instrumentos conforme o objetivo deste estudo. A construção foi realizada pelos pesquisadores, empregando-se a revisão da literatura. A segunda etapa refere-se à validação de conteúdo dos instrumentos construídos, com uso da técnica Delphi. Resultado: Para a seleção dos avaliadores/juízes, foram definidos por critérios de seleção do modelo de Fehring. Foram, entregues 15 instrumentos (100%), porém participaram 7(46,6%) juízes/ especialistas. Para a validação do conteúdo do instrumento, consideramos que o índice de validade de de conteúdo seja de 80% entre as respostas obtidas pelos avaliadores/juízes, esse consenso foi obtido na primeira rodada, que eliminou a possibilidade de outras rodadas, seguindo o método Delphi. Conclusão: A partir dos resultados atingidos nesta pesquisa, concluímos que o instrumento de simulação clínica do aparelho cardiovascular está validado, obteve- se o índice de validade de conteúdo igual a 1 para todos os itens. Diante disso, o instrumento ele é promissor para o aprendizado a cerca do exame físico cardíaco no ensino de graduação. |