FEMA - Consulta Acervo Digital - Monografias - TCC - PIC |
Títulos Disponíveis
|
|
Título: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE SIMULAÇÃO CLÍNICA DO EXAME GERAL E EXAME MENTAL Aluno: LUANA SANTOS TONELI Orientador: CAROLINE LOURENÇO DE ALMEIDA Banca: Ano: 2024 Tipo: PIC Palavras-chave: Treinamento por simulação; Enfermagem; Exame físico; Testes de Estado Mental e Demência. Resumo: As metodologias ativas de ensino buscam centralizar a aprendizagem no aluno, permitindo que este aprenda por meio de suas experiências e autonomia, contribuindo para a aquisição de competências ao longo da educação. A inovação no modelo educacional é buscada pelas escolas, promovendo a integração entre teoria e prática. A simulação realística, uma técnica pedagógica, não tecnológica, se destaca nesse enfoque, envolvendo estudantes em ambientes hospitalares simulados. Baseada em casos clínicos, essa abordagem prepara os alunos para desafios práticos, sendo aplicável em diversas áreas da enfermagem, com foco neste trabalho nos contextos de exame físico geral e exame mental. Objetivo: Construir e validar instrumentos de exame geral e exame mental estruturado contendo os requisitos necessários para a avaliação de estudantes universitários de enfermagem. Metodologia: Trata-se de estudo descritivo, de abordagem quantitativa, de desenvolvimento metodológico. A construção dos instrumentos conforme o objetivo deste estudo, foi realizada pelos pesquisadores, empregando-se a revisão da literatura. A construção dos instrumentos voltados para o exame físico geral e mental seguiu uma abordagem sistemática e fundamentada, com o objetivo de atender à necessidade de avaliações mais detalhadas e padronizadas na prática clínica e no ensino em saúde. Inicialmente, foi realizada uma ampla revisão de literatura em bases de dados reconhecidas, como BVS, Scielo e Google Acadêmico, além de livros voltados para a prática clínica para identificar as melhores técnicas e lacunas existentes nos métodos tradicionais de avaliação. |