FEMA - Consulta Acervo Digital - Monografias - TCC - PIC

Títulos Disponíveis

Título: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO DE SIMULAÇÃO CLÍNICA DO EXAME DE CABEÇA E PESCOÇO
Aluno: ISADORA CAVASSINI CONSONI
Orientador: DANIEL AUGUSTO DA SILVA
Banca:
Ano: 2024   Tipo: PIC
Palavras-chave: Enfermagem; Ensino Superior; Educação em Enfermagem; Materiais de Ensino; Aprendizagem Ativa.
Resumo: Introdução: Durante muito tempo, a formação na área da saúde foi caracterizada pelo método de transmissão de conhecimento, sucedendo a desconexão entre teoria e prática. Esse modelo de ensino-aprendizagem acabou por distanciar as instituições acadêmicas da realidade dos serviços de saúde, abstendo os futuros profissionais de uma educação que estimula a análise crítica da realidade social e de saúde, bem como uma formação centrada no desenvolvimento de competências. O uso de metodologias ativas de ensino busca colocar a aprendizagem no centro, permitindo que os estudantes aprendam a partir de suas próprias experiências e autonomia. Isso contribui significativamente para a aquisição de competências ao longo do processo educacional. As escolas estão buscando inovar o modelo de aprendizado, permitindo que os alunos aprendam através da prática, integrando teoria e aplicação de maneira interconectada. A simulação realística é um modelo que se enquadra nessa forma de aprendizado, se caracteriza como uma técnica e não uma tecnologia. A simulação realista visa envolver os estudantes de graduação em um ambiente hospitalar simulado e controlado. Essa abordagem pedagógica é construída com base em casos clínicos pré-definidos, que são relevantes para as situações comuns enfrentadas na prática profissional diária. A prática da simulação pode ser aplicada em diversas áreas da enfermagem, e este trabalho se concentra em, neste contexto explorar o exame físico de cabeça e pescoço. Objetivo: Construir instrumentos de exame de cabeça e pescoço estruturados contendo os requisitos necessários para a avaliação de estudantes universitários de enfermagem.
pdf