FEMA - Consulta Acervo Digital - Monografias - TCC - PIC |
Títulos Disponíveis
|
|
Título: ANÁLISE COMPARATIVA DOS MÉTODOS DE ENSINO DE PROGRAMAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO DO SCRATCH E DO CODE.ORG NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Aluno: ANNA KAROLLINE DA SILVA Orientador: DIOMARA MARTINS REIGATO BARROS Banca: DOMINGOS DE CARVALHO VILLELA JUNIOR Ano: 2025 Tipo: Monografia / TCC Palavras-chave: Programação; Pensamento Computacional; Scratch; Code.org; Ensino Fundamental. Resumo: Este trabalho traz uma análise comparativa das plataformas Scratch e Code.org, amplamente utilizadas para ensinar programação e desenvolver o pensamento computacional em alunos do ensino fundamental. O objetivo desta pesquisa é apresentar os conceitos por meio de atividades em bloco e compreender a contribuição de cada ferramenta para o desenvolvimento de habilidades cognitivas básicas como lógica, resolução de problemas e criatividade. A metodologia consistiu em uma pesquisa de campo com 29 alunos do 5º ano, divididos em dois grupos que interagiram com uma das plataformas ao longo de três semanas, em encontros semanais de 1 hora realizados durante a Oficina de Informática da escola. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, e os resultados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa. A análise dos resultados compara o impacto de cada ferramenta no desenvolvimento do pensamento computacional e avalia o envolvimento e a compreensão dos conceitos pelos alunos. Conclui-se que ambas as plataformas são eficazes para engajar os alunos, porém com abordagens pedagógicas distintas: o Code.org se destaca pela introdução estruturada de conceitos lógicos, enquanto o Scratch potencializa a criatividade e a resolução de problemas abertos. O estudo contribui com comendações para educadores sobre a aplicação dessas ferramentas na educação básica. |
|