FEMA - Consulta Acervo Digital - Monografias - TCC - PIC

Títulos Disponíveis

Título: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM JOGOS DIGITAIS: A CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS NÃO JOGÁVEIS INTELIGENTES
Aluno: MATHEUS VECCHIA NOGUEIRA
Orientador: GUILHERME DE CLEVA FARTO
Banca: FABIO EDER CARDOSO
Ano: 2025   Tipo: Monografia / TCC
Palavras-chave: Jogos Digitais; Inteligência Artificial; NPCs.
Resumo: Este trabalho explora o impacto da Inteligência Artificial (IA) no desenvolvimento de jogos digitais, focando em como técnicas de IA, como aprendizado de comportamento de NPCs e geração procedural de conteúdo, transformam a experiência do jogador. O objetivo principal é demonstrar, por meio de um protótipo de jogo, como a IA pode melhorar a imersão, a adaptação dos jogos às ações dos jogadores e a criação de ambientes dinâmicos e interativos. Ademais, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa e exploratória, com desenvolvimento de um jogo utilizando a Unity, ML-Agents e OpenAI API, e análise da recepção do jogo por usuários, a fim de demonstrar que a aplicação da IA aprimora significativamente a jogabilidade, oferece novos desafios e contribui para a personalização da experiência do jogador. Por conseguinte, o estudo também aborda os benefícios e os desafios técnicos e éticos do uso da IA em jogos, sugerindo direções para futuras inovações na indústria de jogos digitais.
pdf