FEMA - Consulta Acervo Digital - Monografias - TCC - PIC |
Títulos Disponíveis
|
|
Título: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM JOGOS DIGITAIS: A CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS NÃO JOGÁVEIS INTELIGENTES Aluno: MATHEUS VECCHIA NOGUEIRA Orientador: GUILHERME DE CLEVA FARTO Banca: FABIO EDER CARDOSO Ano: 2025 Tipo: Monografia / TCC Palavras-chave: Jogos Digitais; Inteligência Artificial; NPCs. Resumo: Este trabalho explora o impacto da Inteligência Artificial (IA) no desenvolvimento de jogos digitais, focando em como técnicas de IA, como aprendizado de comportamento de NPCs e geração procedural de conteúdo, transformam a experiência do jogador. O objetivo principal é demonstrar, por meio de um protótipo de jogo, como a IA pode melhorar a imersão, a adaptação dos jogos às ações dos jogadores e a criação de ambientes dinâmicos e interativos. Ademais, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa e exploratória, com desenvolvimento de um jogo utilizando a Unity, ML-Agents e OpenAI API, e análise da recepção do jogo por usuários, a fim de demonstrar que a aplicação da IA aprimora significativamente a jogabilidade, oferece novos desafios e contribui para a personalização da experiência do jogador. Por conseguinte, o estudo também aborda os benefícios e os desafios técnicos e éticos do uso da IA em jogos, sugerindo direções para futuras inovações na indústria de jogos digitais. |
|