FEMA - Consulta Acervo Digital - Monografias - TCC - PIC |
Títulos Disponíveis
|
|
Título: MARKETING ESPORTIVO NO ESPAÇO DO FUTEBOL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DA COPA UNIÃO DE 1987 COM OS MOLDES ATUAIS Aluno: MARCELO FONGARO RIBEIRO Orientador: DAVID LUCIO DE ARRUDA VALVERDE Banca: EDSON FERNANDO PÍCOLO DE OLIVEIRA Ano: 2010 Tipo: Monografia / TCC Palavras-chave: Copa União; Futebol; Marketing Esportivo. Resumo: Este estudo se justifica pelo fato de procurar esclarecer para uma maior compreensão e entendimento de todos, a importância que o marketing teve para a evolução do futebol brasileiro, e como isso, possibilitar mudanças de estratégias de organização e geração de lucros para os Clubes e Federações de Futebol do país. A questão problema aqui mencionada preocupa-se em indagar como o Campeonato Brasileiro recuperou sua credibilidade a partir de 1987, um ano visivelmente decadente para o esporte e também quais foram os efeitos que essas soluções propostas trouxeram para os formatos de marketing futebolístico da atualidade.Como ponto de análise e hipótese de trabalho, parte-se do ponto de vista que numa situação de impasse, estratégias de marketing foram sugeridas e utilizadas para reerguer tanto o campeonato como os clubes de futebol, que passavam por uma grave crise institucional.Para o pleno desenvolvimento deste trabalho foram consultadas obras e revistas científicas, encontradas nas bibliotecas da FEMA-Fundação Educacional do Município de Assis, bem como acervos particulares.Pretendeu-se também pesquisar a partir de fontes eletrônicas disponíveis na Internet, como forma de complementar os materiais coletados, permitindo o confronto entre dados tradicionais e eletrônicos.Após a coleta, foram fichados e catalogados, analisados e interpretados às luzes das teorias pertinentes. |