Aulas Teóricas: 13
Aulas Práticas: 39
A) EMENTA
Elaboração de proposta projetual para espaços internos. Detalhamento. Representação. Conceituação e conhecimento das necessidades e tipos de espaços internos: residenciais, institucionais e comerciais. Expoentes da arquitetura de espaços internos contemporâneos. Composição e proporção dos ambientes e layout. Levantamento e composição dos espaços com linguagem arquitetônica contemporânea. Representação em projetos de espaços internos e elementos gráficos.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Capacitar o aluno a compreender, conceituar e projetar espaços internos, abrangendo as tipologias residencial, comercial e institucional, mediante a aplicação de princípios de composição, ergonomia, linguagem arquitetônica e detalhamento técnico.
Ao término da disciplina o aluno deverá identificar as necessidades funcionais e psicológicas dos usuários em diferentes tipologias espaciais, a aplicação de conceitos de proporção, layout e circulação na organização espacial, e desenvolver habilidades de representação gráfica e detalhamento técnico específicos para interiores, abrangendo detalhamento de marcenaria, iluminação, pontos de elétrica e paginação de pisos e revestimentos.
C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. Introdução ? Fundamentos da Linguagem do Espaço Interno;
2. Condicionantes do Projeto de Interiores - Levantamento in loco;
3. Briefing e Programa de Necessidades;
4. Princípios de composição do Espaço Interno;
5. Representação gráfica técnica para Projetos de Interiores;
6. Antropometria e Ergonomia do Espaço Interno;
7. Detalhamentos em Projetos de Arquitetura de Interiores;
8. Arquitetura de Interiores Contemporânea;
D) ATIVIDADES DISCENTES
O desenvolvimento do conteúdo na disciplina será pautado na integração entre teoria e prática. Serão utilizadas aulas expositivas dialogadas com suporte audiovisual para a introdução dos conceitos fundamentais. O aprendizado será complementado por estudos de caso de projetos contemporâneos e atividades práticas em sala de aula. O eixo central da disciplina é o desenvolvimento de um projeto prático orientado em formato de ateliê, que culminará nas atividades avaliativas. O conteúdo desenvolvido em sala de aula será complementado por Visitas Técnicas para a vivência prática, com foco em profissionais de marcenaria, iluminação e pisos e revestimentos. Além disso, a disciplina contará com Atividades de Extensão Universitária Curricularizada, onde os alunos desenvolverão um projeto de interiores para uma entidade assistencial do município, aplicando os conhecimentos teóricos e práticos em um contexto de impacto social. O uso da bibliografia básica e complementar será incentivado para a devida fundamentação teórica dos trabalhos.
E) AVALIAÇÃO
A avaliação da aprendizagem será processual e cumulativa, composta por atividades e trabalhos práticos que visam a aplicação dos conhecimentos teóricos e o desenvolvimento das habilidades projetuais, além da Atividade de Extensão Universitária Curricularizada.
Atividade 01 - Levantamento in loco de Espaço Interno;
Atividade 02 - Elaboração e Apresentação de Painéis sobre Dimensões para uso do Espaço Interno;
Atividade 03 - Relatórios sobre Visitas Técnicas;
Atividade 04 - Elaboração e Apresentação de Painéis sobre Arquitetos de Interiores Contemporâneos;
Trabalho 01 - Projeto de Interiores Residencial e Detalhamentos;
Trabalho 02 - Projeto de Interiores Comercial;
Atividade de Extensão - Projeto de Interiores e Detalhamentos Institucional;
F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
GRIMLEY, Chris; LOVE, Mimi. Cor, espaço e estilo.Todos os detalhes que os designers de interiores precisam saber, mas que nunca conseguem encontrar. São Paulo:
Gustavo Gili, 2017.
MUSEU DA CASA BRASILEIRA. Maneiras de expor: arquitetura expositiva de Lina Bo Bardi. São Paulo: MCB, 2014.
GENESINI, Letícia. Espaços interativos: o design de experiência em marcas e concept stores. São Paulo: 2014.
DESIGN MUSEUM (LONDON, ENGLAND). Como criar em iluminação. Belo Horizonte: Gutenberg Editora, 2011.
PLUNKETT, Drew; REID, Olga. El detalle en el diseño contemporáneo de locales comerciales. Barcelona: Blume, 2012.
G) BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
GIBBS, Jenny. Design de interiores. Guia útil para estudantes e profissionais. São Paulo; Editorial Gustavo Gili, 2013.
LIMA, Mariana. Percepção visual aplicada à arquitetura e iluminação. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2010.
GURGEL, Miriam. Organizando espaços: guia de decoração e reforma de residências. 2. ed. São Paulo: Ed. SENAC São Paulo, 2012.
CHING, Francis D. K., BINGGELI, Corky. Arquitetura de interiores ilustrada. Porto Alegre: Bookman, 2013.
PANERO, Julius; ZELNIK, Martin. Dimensionamento humano para espaços interiores: um livro de consulta e referência para projetos. Barcelona: G. Gili, 2012.