PLANO DE CURSO  
ANO: 2025
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 02
DISCIPLINA: PSICOLOGIA SOCIAL E DA COMUNICAÇÃO    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Relações entre o desenvolvimento da Psicologia e os Estudos em Comunicação. Principais vertentes psicológicas. Construção da identidade na modernidade. A comunicação e sua influência no comportamento humano. As representações sociais no mundo digital.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
? Compreender a interação entre Psicologia Social e Comunicação, analisando como os processos psicológicos individuais e sociais são influenciados e moldados pela comunicação em diferentes contextos.
? Explorar a construção da identidade e do comportamento, investigando os fatores que afetam a formação da identidade, as atitudes, emoções, valores e os comportamentos individuais e coletivos.
? Analisar a dinâmica dos grupos e das representações sociais, estudando as relações intergrupais, a influência das massas e o papel da comunicação na formação de representações sociais e no comportamento coletivo.

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. PSICOLOGIA SOCIAL E DA COMUNICAÇÃO.
1. INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA E SUAS TEORIAS.
1.1 CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE: INDIVIDUALISMO E AUTONOMIA; PLURALIDADE E DIVERSIDADE.
1.2 INFLUÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE.
1.3 O SELF EM UM MUNDO SOCIAL: AUTOIMAGEM, AUTOESTIMA E NARCISISMO.

2. COMPORTAMENTO
2.1 O COMPORTAMENTO INDIVIDUAL E SOCIAL.
2.2 A COMUNICAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NO COMPORTAMENTO HUMANO E SOCIAL.

3. PERCEPÇÃO
3.1 PERCEPÇÃO INDIVIDUAL E SOCIAL
3.2 INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO NA PERCEPÇÃO.
3.3 O SELF EM UM MUNDO SOCIAL: AUTOIMAGEM, AUTOESTIMA E NARCISISMO.
3.4 CRENÇAS, JULGAMENTOS E PRECONCEITOS
3.5 PENSAMENTOS AUTOMÁTICOS E OS ESQUEMAS

4. ATITUDES, EMOÇÕES E VALORES
4.2 FORMAÇÃO DAS ATITUDES
4.3 FUNÇÕES DAS ATITUDES E MUDANÇA DE ATITUDES
4.4 CONCEITUANDO, CARACTERIZANDO E CLASSIFICANDO AS EMOÇÕES
4.5 DIFERENÇAS ENTRE EMOÇÕES BÁSICAS, SOCIAIS E MORAIS
4.5 EMOÇÕES COMPARTILHADAS EM GRUPO OU EMOÇÕES BASEADAS NO GRUPO
4.6 A NATUREZA DOS VALORES E DOS SISTEMAS DE VALORES
4.7 MEDIDA DOS VALORES E A RELAÇÕES DOS VALORES COM OUTRAS VARIÁVEIS

5. GRUPO SOCIAL, RELAÇÕES INTERGRUPAIS E IDENTIDADE SOCIAL
5.1 NATUREZA, CLASSES DE GRUPOS E A DIFERENCIAÇÃO GRUPAL
5.2 IDENTIDADE DE GÊNERO, DISCRIMINAÇÃOE SEXISMO
5.3 GÊNERO, CONSUMO E MÍDIA
5.4 A COMUNICAÇÃO E FASES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

6. A REPRESENTAÇÃO SOCIAL
6.1 AS BASES EPISTEMOLÓGICAS DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
6.2 O FENÔMENO DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL
6.3 REPRESENTAÇÃO SOCIAL E A PUBLICIDADE
6.4 A PSICOLOGIA DAS MÍDIAS SOCIAL

7. PSICOLOGIA E COMUNICAÇÃO DAS MASSAS
7.1 DINÂMICAS PSICOLÓGICAS EMERGENTES NAS MASSAS
7.2 O PAPEL DA LIDERANÇA NO COMPORAMENTO DE MASSA
7.3 PSICODINÂMICA DAS MASSAS E A PUBLICIDADE
7.4 AGENDA-SETTING
7.5 INFLUÊNCIA SOCIAL
7.6 INFLUENCIADORES SOCIAIS
7.7 PERSUASÃO X MANIPULAÇÃO
7.8 CONFORMIDADE E OBEDIÊNCIA
7.9 ALGORITMOS, COMUNICAÇÃO E PODER
8. PSICOLOGIA SOCIAL DISCURSIVA
8.1 DISCURSO E ANÁLISE DE DISCURSO
8.2 CONCEITOS CENTRAIS NA PSICOLOGIA SOCIAL DISCURSIVA

D) ATIVIDADES DISCENTES
1. Trabalhos Individuais e em Grupo
2. Discussões em Grupo
3. Pesquisas
4. Realização de eventos coletivos

E) AVALIAÇÃO
O Aluno será avaliado através de:
1. Trabalhos Escritos
2. Apresentação Oral
3. Exercícios práticos, simulações e vivências
4. Avaliação Escrita
5. Envolvimento nas aulas

F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CALAZANS F.M. de A. Propaganda Subliminar Multimídia. São Paulo: Summus,1992.

GADE, C. Psicologia do consumidor e da propaganda. SP: EPU, 1998.

HALL, S. Identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2006.

LEITE, D.M. Psicologia Diferencial. São Paulo: Ed. UNESP, 2009.

SPINK, Mary Jane P. O conhecimento do cotidiano: as representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 1995.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

AGUIRRE, Alexandra; FORECHI, Marcilene; STEGANHA, Roberta; et al. Tópicos Contemporâneos da Comunicação Social. Porto Alegre: SAGAH, 2022. E-book. p.10. ISBN 9786556902708. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786556902708/. Acesso em: 18 jan. 2025.

LOPES, Daiane D.; NASCIMENTO, Caroline G.; COLETTA, Eliane D.; et al. Psicologia social. Porto Alegre: SAGAH, 2018. E-book. p.12. ISBN 9788595025240. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788595025240/. Acesso em: 18 jan. 2025.

TORRES, Ana Raquel R. Psicologia social. 3. ed. São Paulo: Editora Blucher, 2023. E-book. p.5. ISBN 9786555502046. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786555502046/. Acesso em: 18 jan. 2025.

MAIA, Gabriela Felten da; FORECHI, Marcilene; LOPES, Daiane D.; et al. Comunicação e Psicologia. Porto Alegre: SAGAH, 2020. E-book. p.Capa. ISBN 9786581492960. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786581492960/. Acesso em: 18 jan. 2025.

MCQUAIL, Denis. Teorias da comunicação de massa. 6. ed. Porto Alegre: Penso, 2013. E-book. p.10. ISBN 9788565848350. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788565848350/. Acesso em: 18 jan. 2025.

MYERS, David G. Psicologia social. 10. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014. E-book. p.1. ISBN 9788580553390. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788580553390/. Acesso em: 18 jan. 2025.

TORRES, Ana Raquel R. Psicologia social. 3. ed. São Paulo: Editora Blucher, 2023. E-book. p.5. ISBN 9786555502046. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786555502046/. Acesso em: 18 jan. 2025.