PLANO DE CURSO  
ANO: 2025
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 02
DISCIPLINA: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Teorias sobre comportamento do consumidor. Consumidor pessoal e organizacional. O processo de decisão de compra e a influência da publicidade. Fatores que influenciam o
comportamento do consumidor. Envolvimento e a experiência de compra do consumidor. Variáveis do comportamento do consumidor. Neurociência e Psicologia na compreensão do consumo. Técnicas de pesquisas sobre o comportamento do consumidor.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
? Compreender os fatores influenciadores e teorias relacionadas ao comportamento do consumidor, analisando como eles impactam as motivações e decisões de compra, desde o reconhecimento do problema até a avaliação pós-compra.
? Explorar a influência da publicidade, da neurociência e da psicologia no processo de decisão de compra, com ênfase na personalização da experiência e no papel das emoções na tomada de decisão.
? Desenvolver a capacidade de aplicar técnicas de pesquisa, como entrevistas, grupos focais e observação, para analisar as variáveis demográficas, psicográficas e culturais que moldam o comportamento do consumidor.

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. Introdução sobre as Motivações e Decisões de Compra
1.2 Fatores Influenciadores
1.3 Processo de Tomada de Decisão

2. Teorias do Comportamento do Consumo
2.1 Teoria da Utilidade
2.2 Teoria do Comportamento do Consumidor Orientado por Objetivos
2.3 Teoria do Processamento de Informações
2.4 Teoria do Comportamento do Consumidor Baseado em Valores
2.5 Teoria da Personalidade do Consumidor

3. O Processo de Decisão de Compra e a Influência da Publicidade
3.1 Processo de Decisão de Compra
3.2 Reconhecimento do Problema
3.3 Busca por Informações
3.4 Avaliação de Alternativas
3.5 Decisão de Compra
3.6 Avaliação Pós-Compra

4. Fatores que Influenciam o Comportamento do Consumidor
4.1 Uma Análise dos Principais Elementos que Moldam as Decisões de Compra
4.2 Fatores Culturais
4.3 Fatores Sociais
4.4 Fatores Pessoais
4.5 Fatores Psicológicos
4.6 Fatores Econômicos
4.7 Fatores Tecnológicos

5. Envolvimento e a experiência de compra do consumidor.
5.1 Envolvimento do Consumidor
5.2 Tipos de Envolvimento
5.3 Componentes da Experiência de Compra
5.4 Personalização da Experiência
5.6 Experiência Multicanal
5.7 Avaliação Pós-Compra

6. Variáveis do comportamento do consumidor.
6.1 Demográficas
6.2 Psicográficas
6.3 Geográficas
6.4 Comportamentais
6.5 Culturais

7. Neurociência e Psicologia na compreensão do consumo.
7.1 Explorando as Contribuições da Neurociência e Psicologia para Entender as Decisões de Consumo
7.2 Neurociência do Consumo
7.3 Influência das Emoções
7.4 Tomada de Decisão Irracional
7.5 Neuromarketing
7.6 Personalização e Experiência do Consumidor

8. Técnicas de pesquisas sobre o comportamento do consumidor.
8.1 Explorando Métodos para Compreender as Preferências e Decisões de Compra dos Consumidores
8.2 Pesquisa de Mercado
8.3 Grupos de Focais
8.4 Entrevistas Individuais
8.5 Observação do Comportamento do Consumidor
8.6 Pesquisa de Comportamento Online

D) ATIVIDADES DISCENTES
. Aulas expositivas e audiovisuais;
. Casos para debates em sala de aula;
. Dinâmica de grupos;
. Aulas com projeções de vídeos técnicos;
. Aulas extraclasse/Biblioteca.

E) AVALIAÇÃO
. Avaliações Escritas;
. Trabalhos de pesquisa individual ou equipe;
. Apresentação de Seminários;
. Dinâmica em sala de aula.

F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BANOV, Márcia R. Comportamento do consumidor: vencendo desafios. Porto Alegre: +A Educação - Cengage Learning Brasil, 2024. E-book. p.7. ISBN 9786555582451. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786555582451/. Acesso em: 18 jan. 2025.

HAWKINS, Del. Comportamento do Consumidor. 13. ed. Rio de Janeiro: GEN Atlas, 2018. E-book. p.ii. ISBN 9788595152373. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788595152373/. Acesso em: 18 jan. 2025.

LIMA, Aline P. Lins de; REIS, Luciana B.; TREVISAN, Nanci M.; et al. Comportamento do consumidor. Porto Alegre: SAGAH, 2020. E-book. p.9. ISBN 9786581492144. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786581492144/. Acesso em: 18 jan. 2025.



BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BANOV, Márcia R. Comportamento do consumidor: vencendo desafios. Porto Alegre: +A Educação - Cengage Learning Brasil, 2024. E-book. p.7. ISBN 9786555582451. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786555582451/. Acesso em: 18 jan. 2025.

BRIDGER, Darren. Neuromarketing: Como a neurociência aliada ao design pode aumentar o engajamento e a influência sobre os consumidores. São Paulo: Autêntica Business, 2018. E-book. p.1. ISBN 9788551304419. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788551304419/. Acesso em: 18 jan. 2025.

HAWKINS, Del. Comportamento do Consumidor. 13. ed. Rio de Janeiro: GEN Atlas, 2018. E-book. p.ii. ISBN 9788595152373. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788595152373/. Acesso em: 18 jan. 2025.

COSTA, Irian T.; FABRICIO, Ana C B.; GASPAR, Patrícia A.; et al. Neurociência aplicada ao marketing. Porto Alegre: SAGAH, 2022. E-book. p.Capa. ISBN 9786556903408. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786556903408/. Acesso em: 18 jan. 2025.

GIGLIO, Ernesto M. O Comportamento do Consumidor. 4. ed. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2012. E-book. p.VI. ISBN 9788522113880. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788522113880/. Acesso em: 18 jan. 2025.

LIMA, Aline P. Lins de; REIS, Luciana B.; TREVISAN, Nanci M.; et al. Comportamento do consumidor. Porto Alegre: SAGAH, 2020. E-book. p.9. ISBN 9786581492144. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786581492144/. Acesso em: 18 jan. 2025.

LIMEIRA, Tânia Maria V. Comportamento do consumidor brasileiro - 2ª ed.. 2. ed. Rio de Janeiro: Saraiva Uni, 2017. E-book. p.11. ISBN 9788547215118. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788547215118/. Acesso em: 18 jan. 2025.

LINDSTROM, M. A lógica do consumo: verdade e mentiras sobre porque compramos. Rio de Janeiro: HarperCollins Brasil, 2016.

MAIA, Gabriela Felten da; FORECHI, Marcilene; LOPES, Daiane D.; et al. Comunicação e Psicologia. Porto Alegre: SAGAH, 2020. E-book. p.Capa. ISBN 9786581492960. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786581492960/. Acesso em: 18 jan. 2025.

MERLO, E. CERIBELI, H. Comportamento do Consumidor. São Paulo: LTC, 2014.

SAMARA, B. S., MORSCH, Marco Aurélio. Comportamento do Consumidor. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

SOLOMON, Michael R. O comportamento do consumidor. 11. ed. Porto Alegre: Bookman, 2016. E-book. p.ix. ISBN 9788582603680. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788582603680/. Acesso em: 18 jan. 2025.