PLANO DE CURSO  
ANO: 2025
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 02
DISCIPLINA: PRODUÇÃO DE CONTEÚDO E REDAÇÃO PUBLICITÁRIA I    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Texto publicitário: definições, funções e componentes. A relação entre texto e imagem na peça publicitária. Interpretação e produção textual para mídia impressa, eletrônica e
digital. Fundamentos da redação publicitária. Produção de conteúdo em multimeios. Desenvolvimento de textos publicitários em diferentes plataformas. Análise de peças
comunicacionais.


B)Competências
? Produzir e gerenciar conteúdos e processos publicitários e comunicacionais;
? Adotar estratégias para o trabalho colaborativo e criativo em pequenos e grandes
grupos;
? Planejar, executar e avaliar modelos, produtos e processos comunicacionais e
publicitários sustentáveis e inovadores;
? Apropriar-se dos recursos tecnológicos, estéticos e técnicos necessários aos
processos e produtos em Publicidade e Propaganda;
? Empregar técnicas e instrumentos adequados ao desenvolvimento de atividades
específicas aos propósitos sociais, mercadológicos e culturais, ao produzir, executar e
avaliar produtos e serviços corporativos, institucionais, promocionais, entre outras
expressões da Publicidade e Propaganda.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
O texto publicitário e suas aplicações
Produção de conteúdo para multimeios
Utilização de IA generativas


D) ATIVIDADES DISCENTES
Leituras e análises de peças publicitárias
Exercícios de redação e de criação
Desenvolvimento de Projetos


E) AVALIAÇÃO
Provas bimestrais individuais
Apresentação de seminários e trabalhos de criação em grupos
Provas semestrais
Análises de peças publicitárias


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BARRETO, Tiago. Vende-se 30 segundos: manual de roteiro para filme publicitário. São Paulo: Senac, 2001.
FIGUEIREDO, Celso. Redação Publicitária: sedução pela palavra. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
GABRIELLI, Lourdes, HOFF, Tânia. Redação Publicitária. São Paulo: Learnig, 2016.
GONÇALVES, L. S. Neuromarketing aplicado à Redação Publicitária: descubra como atingir o subconsciente do seu consumidor. São Paulo: Novatec, 2013.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
MARTINS, Zeca. Redação publicitária: a prática na prática. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
CARRASCOZA, João Anzanello. Redação publicitária: estudos sobre a retórica do consumo. 4. ed. São Paulo: Futura, 2003.