PLANO DE CURSO  
ANO: 2025
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 03
DISCIPLINA: ANÁLISE, PLANEJAMENTO MERCAD. E ESTRATÉGICO EM MARKETING II    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Desenvolvimento e gestão estratégica de comunicação e marketing. Planejamento estratégico de campanhas online e offline. Fundamentos das campanhas em mídias e redes sociais. Gestão de conteúdo e práticas de inserção e consolidação em meios online e offline.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
1- Prospectar e avaliar ambientes e cenários internos e externos da publicidade e da comunicação;
2 - Produzir, executar e avaliar planos, programas, campanhas, processos, produtos e projetos de publicidade e propaganda conectados às demandas da sociedade e do sistema produtivo;
3 - Gerar ou aprofundar estratégias de relacionamento, em consonância com os interesses dos consumidores, stakeholders e da sociedade;
4 - Empregar técnicas e instrumentos adequados ao desenvolvimento de atividades específicas aos propósitos sociais, mercadológicos e culturais, ao produzir, executar e avaliar produtos e serviços corporativos, institucionais, promocionais, entre outras expressões da Publicidade e Propaganda.

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

1 - Marketing Global
Avaliação de Cenários Globais;
Decisão de ingressar no mercado internacional;
Introdução análise macroambiente global;
Comunicação de MKT Global

2 - Plano de Marketing
Estruturação de Plano de Marketing
Avaliação de modelos de Plano de Marketing e Especialidades

3- Promoção de Vendas e Merchandising
Estratégias de PDV - Posicionamento de Produtos
Estratégias Sensoriais de PDV
Estratégias de Ações de PDV

4 - Marketing Viral e de Influencia
Relação de Marcas e de Influencias
Estratégias de Marketing de Influencia


D) ATIVIDADES DISCENTES
- Aulas expositivas;
- Apresentação de projetos;
- Análise de Ambiente;
- Aplicação de avaliativa;
- Visita Técnica.

E) AVALIAÇÃO
Trabalhos técnicos;
- Provas;
- Atividades práticas.

F)BIBIOGRAFIA BÁSICA
LUPETTI, Marcélia. Gestão estratégica da comunicação mercadológica: Planejamento. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
MICELI, André. Planejamento de Marketing Digital. São Paulo: Brasport, 2017.
VASCONCELOS, Luciene Ricciotti. Planejamento da Comunicacão Integrada: manual de sobrevivência para as organizacões do século XXI. São Paulo: Summus, 2009.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
LUPETTI, Marcélia. Planejamento de Comunicação. São Paulo: Futura, 2000.
MORAIS, Felipe. Planejamento estratégico digital. São Paulo: Saraiva, 2015.