PLANO DE CURSO  
ANO: 2025
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 03
DISCIPLINA: DESIGN E ARTE PUBLICITÁRIA    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Fundamentos do Design e da Arte publicitária. Design Gráfico. Design e os conceitos de UX User Experience (Experiência do Usuário) e UI User Interface (Interface de Usuário). Design Responsivo, Usabilidade e Acessibilidade; Design da Informação. Design de Entretenimento. Design Colaborativo e Ferramentas Digitais.

B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

D) ATIVIDADES DISCENTES

E) AVALIAÇÃO

F)BIBIOGRAFIA BÁSICA
AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Fundamentos do design criativo. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
BIGAL, Solange. O que é criação publicitária ou o estético na publicidade. São Paulo: Nobel, 2003.
BONSIEPE, Gui. Do material ao digital. São Paulo: Blucher, 2015.
CESAR, Newton. Direção de Arte em propaganda. São Paulo: Futura, 2001.
LUPTON, Ellen; PHILLIPS, Jennifer Cole. Novos fundamentos do design. São Paulo: Cosac & Naify, 2008. São Paulo: Ed. Edgard Blücher, 2010.
TEIXEIRA, F. Introdução e boas práticas em UX Design [ebook]. São Paulo: Casa do Código, 2014.
VASSÃO, C. A. Metadesign: ferramentas, estratégias e ética para a Complexidade.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
FERNANDES, Fabiane Rodrigues. Design de Informação: Base Para a Disciplina No Curso de Design. Ed. Createspace, 2015.
HOLLIS, Richard. Design gráfico: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
WHEELER, Alina. Design de Identidade da Marca. 3 Edição - Porto Alegre: Bookman, 2012