PLANO DE CURSO  
ANO: 2025
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 03
DISCIPLINA: PLANEJAMENTO GRÁFICO II    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Metodologia projetual e atuação profissional. Ferramentas/softwares digitais para tratamento de imagem digital. Produção de peças gráficas e campanhas publicitárias. Processos de criação para mídias convencionais e digitais. Práticas em Comunicação Visual. Produção Gráfica.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
- Apresentar domínio dos fundamentos de múltiplas linguagens (verbais, midiáticas, artísticas e digitais);
- Aperfeiçoar o pensamento criativo e colaborativo, nos processos e produtos publicitários;
- Planejar, executar e avaliar modelos, produtos e processos comunicacionais e publicitários sustentáveis e inovadores;
- Empregar técnicas e instrumentos adequados ao desenvolvimento de atividades específicas aos propósitos sociais, mercadológicos e culturais, ao produzir, executar e avaliar produtos e serviços corporativos, institucionais, promocionais, entre outras expressões da Publicidade e Propaganda.

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1- Planejamento de produtos e processos comunicacionais e publicitários sustentáveis e inovadores.
2- Atividade Curricular de Extensão.

D) ATIVIDADES DISCENTES
Desenvolvimento do projeto em laboratório.
Apresentação de trabalhos e Exposições.
Participação em projetos de Extensão.

E) AVALIAÇÃO
Avaliação processual no desenvolvimento dos projetos práticos em laboratório.

F)BIBIOGRAFIA BÁSICA
BERTOMEU, João Vicente Cegato. Criação na propaganda impressa. 3. ed. São Paulo: Thomson, 2006.
FARIAS, P. Tipografia Digital: O Impacto das Novas Tecnologias. Rio de Janeiro: 2AB, 2001.
FILHO, Clicio Barroso. Adobe Photoshop Lightroom: O Guia Completo para Fotógrafos Digitais V. 5, 2014.
MATSUSHITA, Raquel. Fundamentos Gráficos para um Design Consciente. São Paulo: Musa Editora, 2011.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
FALHEIROS, Dário Pimentel. O mundo gráfico da informática: editoração, design gráfico e artes digitais. São Paulo: Futura, 2003.
GARFIELD, Simon. Esse é meu tipo: um livro sobre fontes. Rio de Janeiro: Zaar, 2012.
HEILBRUNN, B. A Logomarca. Porto Alegre: Unisinos, 2004.
LUPTON, Ellen; PHILLIPS, Jennifer Cole. Novos fundamentos do design. São Paulo: Cosac & Naify, 2008.