PLANO DE CURSO  
ANO: 2025
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 03
DISCIPLINA: PRODUÇÃO DE CONTEÚDO E REDAÇÃO PUBLICITÁRIA II    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Linguagem e redação para mídias digitais. Formatos publicitários online. Convergência das mídias e produção de conteúdo. Planejamento do marketing de conteúdo: definição
de personas, jornada de compra, pesquisa de palavras-chave, organização e cronograma de publicações. Produção de conteúdo: palavras-chave, tamanho e formatos, conteúdos para redes sociais e desenvolvimento de produtos audiovisuais para formatos diversos.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Produzir e gerenciar conteúdos e processos publicitários e comunicacionais;
Adotar estratégias para o trabalho colaborativo e criativo em pequenos e grandes
grupos;
Planejar, executar e avaliar modelos, produtos e processos comunicacionais e
publicitários sustentáveis e inovadores;
Apropriar-se dos recursos tecnológicos, estéticos e técnicos necessários aos
processos e produtos em Publicidade e Propaganda;
Empregar técnicas e instrumentos adequados ao desenvolvimento de atividades
específicas aos propósitos sociais, mercadológicos e culturais, ao produzir, executar e
avaliar produtos e serviços corporativos, institucionais, promocionais, entre outras
expressões da Publicidade e Propaganda.

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
Produção de conteúdo corporativo
Linguagem jornalística digital e audiovisual
Utilização de IA generativas

D) ATIVIDADES DISCENTES
Leituras e análises de peças publicitárias
Exercícios de redação e de criação
Desenvolvimento de Projetos

E) AVALIAÇÃO
Desenvolvimento de projetos.

F)BIBIOGRAFIA BÁSICA
GOLD, Miriam. Redação empresarial. São Paulo: Saraiva, 2017.
GONÇALVES, Lilian S. Neuromarketing Aplicado À Redação Publicitária. São Paulo: Novatec, 2013.
RODRIGUES, Bruno. Webwriting - Redação Para A Mídia Digital. São Paulo: Atlas, 2014.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
GALINDO, Daniel dos Santos. Propaganda Inteira & Ativ@. São Paulo: Futura, 2002.
MARCUSCHI, Luiz Antonio; XAVIER, Antônio Carlos. Hipertexto e Gêneros Digitais. São Paulo: Cortez, 2005.
MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria Das Mídias Digitais: Linguagens, Ambientes e Redes. São Paulo, 2014.