PLANO DE CURSO  
ANO: 2025
 
CURSO: BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL E LICENCIATURA EM QUÍMICA SÉRIE: 04
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO    
 

Aulas Teóricas: 240

A) EMENTA
O Estágio Supervisionado está voltado para a aplicação prática de um conjunto de conhecimentos teórico-práticos, desenvolvendo habilidades para a docência dentro da concepção integrada da formação do professor, por meio de vivências significativas no local de atuação docente. As atividades de estágio envolverão: caracterização física da escola; estudos, reflexões e discussões referentes à organização do espaço e tempos escolares, da organização da escola de ensino fundamental e médio (estrutura administrativa, curricular, pedagógica, profissional, etc.) e suas modalidades de ensino; observação do cotidiano da sala de aula e participação in loco; estudos, reflexões, discussões, produção de material e planejamento de ensino e aprendizagem da Química, onde deverão ser focados o tempo e o espaço da aprendizagem, sendo tematizados e refletidos nesse momento a sala de aula do ensino fundamental e médio, suas constituições e implicações, as relações professor-aluno e o conhecimento químico; análise da prática vivenciada, referentes ao processo ensino/aprendizagem da Química; exercício de atividades de ensino teórico-práticas que leve o aluno a desenvolver competências técnico-pedagógica, a atitude como de educador e a consciência crítico-reflexiva, para compreender sua função de profissional de ensino.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

D) ATIVIDADES DISCENTES

E) AVALIAÇÃO

F)BIBIOGRAFIA BÁSICA
BARREIRO, I. M. F. Pratica de Ensino e Estagio Supervisionado na Formacao de Professores, Campinas: AVERCAMP, 2006.
BIANCHI, A. C. de M.; ALVARENGA, M.; BIANCHI, R. Orientacao para Estagio em Licenciatura, Sao Paulo: Pioneira Thomson, 2005. (Biblioteca virtual . Minha Biblioteca)
CARVALHO, A. M. P. de, Os Esta.gios nos Cursos de Licenciatura, Sao Paulo: Cengage Learning, 2012. (Biblioteca Virtual . Minha Biblioteca)
MALDANER, O. A. A Formacao Inicial e Continuada de Professores de Quimica: professores/pesquisadores, 4a ed., Ijui: Unijui, 2020. (Biblioteca virtual . Minha Biblioteca)

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BIANCHI, A. C. de M.; ALVARENGA, M.; BIANCHI, R. Manual de Orientação: Estágio Supervisionado, 4ª ed., São Paulo: Pioneira Thomson, 2009. (Biblioteca virtual ? Minha Biblioteca)
CHAGAS, A. P. Como se faz Química. Uma Reflexão sobre a Química e a Atividade do Químico. 3ª. ed., São Paulo: Editora da Unicamp, 2001.
PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente, 3ª ed., São Paulo: Cortez, 2002.