PLANO DE CURSO  
ANO: 2025
 
CURSO: BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL E LICENCIATURA EM QUÍMICA SÉRIE: 04
DISCIPLINA: DIDÁTICA: PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO    
 

Aulas Teóricas: 80

A) EMENTA
Concepções de educação e prática educativa segundo diferentes tendências pedagógicas. A construção da didática numa perspectiva histórico-crítica da educação. O processo de ensino e suas formas de organização (plano de aula, plano de curso e projetos didáticos). A avaliação no processo de ensino-aprendizagem (formas, instrumentos e registro). Desenvolvimento, elaboração e aplicação de procedimentos de avaliação, favorecendo a aprendizagem progressiva dos alunos e a recuperação contínua. Interdisciplinaridade: a relação entre as disciplinas favorecendo a aprendizagem e o conhecimento. Contextualização: a escola e as disciplinas como parte do cotidiano humano. O conceito de transposição didática voltado para o ensino.
PCC (24 h/a) - Elaboração e execução de plano de aula, considerando plano de curso, domínio de conteúdo, metodologias e avaliação.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

D) ATIVIDADES DISCENTES

E) AVALIAÇÃO

F)BIBIOGRAFIA BÁSICA
FERREIRA, J. C. B.; FRANCO, L. M. Didática e práticas educativas, São Paulo: Baraúna, 2015.
KHAN, S. Um mundo, uma escola: a educação reinventada, Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2013.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas, 9ª ed., Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
RODRIGUES, A. M. R. dos. Planejamento, avaliação e didática, São Paulo: Cengage Learning, 2016. (Biblioteca Virtual - Minha Biblioteca)

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/.
HAYDT, R. C. Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem, São Paulo: Ática, 2008.
SANTOS, W, L. P. dos; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: compromisso com a cidadania, 4ª ed., Ijuí: UNJUÍ, 2010.