Aulas Teóricas: 50
Aulas Práticas: 30
A) EMENTA
Base Nacional Comum Curricular para o Ensino de Ciências da Natureza e Currículo Paulista: análise crítica e proposição de projetos de trabalho. A prática do ensino de Química e interdisciplinaridade. Orientações para a prática do ensino de química. Seleção de conteúdos. Elaboração de plano de aula.
PCC (36 h/a) - Elaboração e execução de curso experimental de química para os alunos do ensino fundamental.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
D) ATIVIDADES DISCENTES
E) AVALIAÇÃO
F)BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CARVALHO, A. M. P. de (Org.), Ensino de Ciências por Investigação, São Paulo: Cengage Learning, 2013. (Biblioteca Virtual ? Minha Biblioteca)
CARVALHO, A. M. P. de, Formação de Professores de Ciências: tendências e Inovações, 10ª ed., São Paulo: Cortez, 2011.
BARREIRO, I. M. F. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Formação de Professores. Campinas: AVERCAMP, 2006.
MALDANER, O. A.; ZANON, L. B. Fundamentos e Propostas de Ensino de Química para a Educação Básica no Brasil, Editora: INIJUI, 2020 (Biblioteca Virtual - Minha Biblioteca).
SÃO PAULO, Secretaria de Estado da Educação. Currículo do Estado de São Paulo. Disponível em: http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/237.pdf.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
MOTA, C. J. A.; ROSENBACH Jr., N.; PINTO, B. P. Química no Cotidiano: Química e Energia: Transformando Moléculas em Desenvolvimento, v. 2. São Paulo: Soc. Bras. de Quimica, 2010.
Revista Química nova na escola. ISSN nº 0104-8899 ? Sociedade Brasileira de Química IQ_USP.
ZÓBOLI, G. B. Práticas de Ensino: subsídios para a atividade docente, 11ª ed., São Paulo: Ática, 2004.