PLANO DE CURSO  
ANO: 2025
 
CURSO: BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL E LICENCIATURA EM QUÍMICA SÉRIE: 04
DISCIPLINA: INTERVENÇÃO PEDAG., NECES. EDUCACIONAIS ESPECIAIS E LIBRAS    
 

Aulas Teóricas: 80

A) EMENTA
História de Educação Especial no Brasil. Concepção de Educação Inclusiva. Questões ético-político-educacionais relacionadas à inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. As diferentes necessidades educacionais especiais. Acessibilidade à escola e ao currículo. As Tecnologias Assistivas e sua importância como recurso no processo de inclusão educacional. Aspectos históricos da Língua Brasileira de Sinais - Libras e da educação dos surdos. Legislação relacionada à Libras e à educação de alunos surdos. A importância da Libras no desenvolvimento sociocultural do surdo e em seu processo de escolarização e educação bilíngüe. Aspectos gramaticais e vocabulário básico da Libras.
PCC (18 h/a) - Planejamento, elaboração e execução de planos de aula, abordando recursos inclusivos. Elaboração e execução de tradução em Libras para apresentação em evento escolar.

B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

D) ATIVIDADES DISCENTES

E) AVALIAÇÃO

F)BIBIOGRAFIA BÁSICA
LACERDA, C. B. F. de; SANTOS, L. F. dos. (Orgs.). Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos, 1ª ed., São Carlos: EDUFSCar, 2018.
REILY, L. Escola Inclusiva: linguagem e mediação. São Paulo: Papirus, 2013.
VASSÃO, A. Acessibilidade e inclusão: algumas perspectivas, 1ª ed., Curitiba: CRV, 2018.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
PEREIRA, M. C. da C.; CHOI, D.; VIEIRA, M. I; GASPAR, P.; NAKASATO, R. LIBRAS: conhecimento além dos sinais, 1ª ed., São Paulo: Person Prentice Hall, 2011.
RODRIGUES, D. Educação Inclusiva: dos conceitos às práticas de formação. Lisboa: Instituto Piaget, 2011.