PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 01
DISCIPLINA: FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Aspectos históricos da fotografia. Câmera fotográfica e seus componentes. Conceitos de luz e iluminação natural e artificial. Composição e enquadramento. Ensaios, edição, exposição fotográfica. Fotografia digital. Fotografia publicitária: teoria e prática. Relacionamento entre fotógrafo e outros atores. Produção fotográfica para publicidade. Planejamento e desenvolvimento das etapas: conceito, orçamento, fases da produção e execução do projeto fotográfico.


B) OBJETIVOS/COMPETÊNCIAS
Capacitar o aluno para uma visão histórica e global da fotografia nos meios de comunicação. Reconhecimento dos diversos equipamentos profissionais disponíveis no mercado e dos diferentes materiais de consumo, além do domínio das adequadas técnicas de utilização. Preperar o aluno de fotografia para conhecer o campo de trabalho do fotojornalismo e da fotografia publicitária.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. História da fotografia, personagens e os diferentes processos de outrora, destacando a dimensão histórica da fotografia nos meios de comunicação
2. Os diferentes equipamentos fotográficos e de edição de imagem
3. A câmara fotográfica, controles de diafragma e obturador de velocidades
4. A correlação diafragma/obturador, e sua relação com a profundidade de campo
5. Características das objetivas e sua adequação
6. Características dos filtros e sua utilização


D) ATIVIDADES DISCENTES
Aulas teóricas e aulas práticas no estúdio de fotografia.


E) AVALIAÇÃO
Avaliações teóricas e trabalhos práticos.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ALVARENGA, André Luiz de. A Arte da Fotografia Digital: Explorando técnicas com o Photoshop CS. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2005.
BONI, Paulo Cesar. Fotografia: Múltiplos Olhares. Londrina: Editora UEL. 2011.
FREEMAN, Michael. A mente do fotógrafo: pensamento criativo para fotografias digitais incríveis. São Paulo: BOOKMAN, 2012.
GENÉRICO, Tony. Estúdio: fotografia, arte, publicidade e splashes. Balneário Camboriú: Ed Photos, 2012.
PALACIN, Vitché. Fotografia: Teoria e Prática. São Paulo: Saraiva, 2012.
PIOVAN, Marco; CESAR, Newton. Making of - Revelações sobre o dia-a-dia da fotografia. São Paulo: Futura, 2003.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BORGES, Maria Eliza Linhares. Historia & Fotografia. São Paulo: Autêntica, 2011.
BORGES, Maria Silvia Mourão Netto. A fotografia como arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
CAMARGO, Issac Antonio. Reflexões sobre o Pensamento Fotográfico. Londrina: Ed. UEL, 1997.