PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 01
DISCIPLINA: PROGRAMAÇÃO VISUAL    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Elementos visuais básicos. Design gráfico. Concepção e desenvolvimento gráfico de uma ideia. Composição. Produção Gráfica. Identidade Visual. Introdução aos processos e
produtos em comunicação visual.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Desenvolver a capacidade de elaboração e análise de projetos gráficos através do conhecimento sintático da linguagem visual e do processo criativo.
Fornecer referências de material visual e bibliográfico para enriquecimento de repertório.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. Sintaxe da Linguagem Visual
1.1. Percepção e comunicação visual.
1.2. Elementos visuais básicos.
2. Design Gráfico
2.1.Concepção de uma ideia
2.2. Composição
2.3. História dos movimentos artísticos
3. Tipografia
4. Cores
5. Teoria da Gestalt


D) ATIVIDADES DISCENTES
1. Aulas expositivas
2. Análises de projetos gráficos quanto a idealização e estética compositiva
3. Desenvolvimento de peças gráficas
4. Análises de peças publicitárias


E) AVALIAÇÃO
1. Participação nas aulas
2. Concepção e execução de projetos e de atividades avaliativas


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
LUPTON, Ellen; PHILLIPS, Jennifer Cole. Novos fundamentos do design. São Paulo: Cosac & Naify, 2008.
RIBEIRO, Milton. Planejamento visual gráfico. 9 ed. Brasília: LGE, 2003.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
LUPTON, Ellen. Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes. 2. ed., rev. e ampl. São Paulo: Cosac & Naify, 2013.